🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
gestão de dados
Tableau
YouGov

Pandemia tornou o uso de dados mais crítico para 79% dos líderes brasileiros

A pandemia tornou a análise de dados atividade prioritária para as tomadas de decisão. Isso é o que afirmam 79% dos líderes brasileiros entrevistados pela pesquisa Quality Conversations, realizada pela YouGov, a pedido da Tableau. O resultado é superior à média global medida da pesquisa, que indica que 55% dos executivos atribuíram a mesma relevância […]

Publicado: 08/12/2025 às 14:28
Leitura
3 minutos
dados
Construção civil — Foto: Reprodução

A pandemia tornou a análise de dados atividade prioritária para as tomadas de decisão. Isso é o que afirmam 79% dos líderes brasileiros entrevistados pela pesquisa Quality Conversations, realizada pela YouGov, a pedido da Tableau.

O resultado é superior à média global medida da pesquisa, que indica que 55% dos executivos atribuíram a mesma relevância para o papel dos dados.

Ainda segundo o levantamento, a grande maioria (89%) dos líderes brasileiros concorda que os dados ajudam as organizações a ter conversas de negócios de qualidade. De acordo com eles, essas informações ajudam na redução da incerteza, tomada de decisões mais precisas e construção de confiança (88%).

O levantamento reflete ainda como as mudanças e decisões exigidas durante a pandemia da Covid-19 passaram a ser orientadas por dados. Fossem para acompanhar as taxas de contaminação, aumentar a eficiência dos estoques e da logística das organizações, ou para mudar completamente o modelo de negócio, decisões usaram dados para serem precisas e céleres.

64% dos entrevistados brasileiros disseram que as conversas se tornaram melhores e mais eficientes neste período. Além disso, 70% dos líderes também afirmaram que foi mais fácil reunir as pessoas para conversas sobre negócios. Na média global, apenas 61% responderam o mesmo.

Outro dado relevante é que 70% dos executivos brasileiros acreditam que o isolamento da pandemia ajudou a nivelar a participação de profissionais que anteriormente já trabalhavam de maneira remota com os demais.

Democratização dos dados

Considerando o recorte brasileiro da pesquisa, 96% afirmaram ser importante que os departamentos de toda a organização possam acessar os dados para a tomada de decisões. O resultado está em linha com a média global, já que a maioria (93%) dos líderes entrevistados deram a mesma resposta.

Aos brasileiros, quando questionados sobre as habilidades mais importantes para se ter uma conversa de negócios produtiva, 60% responderam que a capacidade de entender insights de dados é importante. A maioria (68%) também disse que possuir a mente aberta e não ter bias cognitivo são habilidades-chave.

Em uma análise comparativa, 70% dos líderes brasileiros disseram que uma conversa de negócios de qualidade leva a soluções práticas como decisões operacionais ou vendas – mas considerando a média global da pesquisa, apenas 47% dos executivos deram a mesma prioridade às conversas.

A pesquisa Quality Conversations foi conduzida pela YouGov a pedido da Tableau entre os dias 6 e 17 de agosto de 2021. Foram entrevistados 1.977 executivos C-Suite do Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Singapura, Japão e Austrália. No Brasil, foram 224 executivos participantes.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas