Luiz Fernando Wellisch deverá deixar o cargo que vem ocupando desde 1999, por causa da mudança na presidência da instituição. Novo presidente do BB, Eduardo Guimarães, deverá anunciar nas próximas horas, o seu substituto.
O Diretor de Tecnologia e Infra-estrutura do Banco do Brasil, Luiz Fernando Wellisch, deverá deixar o cargo por conta da saída do presidente, Paolo Zaghen. Ele vinha ocupando a diretoria desde janeiro de 1999.
Na próxima sexta-feira o novo presidente do BB, Eduardo Guimarães, estará tomando posse na instituição e os rumores nesta segunda-feira, dia 26, dão conta que o executivo já está escolhendo substitutos para o cargo de Wellisch e outras três diretorias do banco.A passagem de Luiz Fernando Wellisch pela diretoria de TI do Banco do Brasil resultou num crescimento significativo da instituição em operações bancárias realizadas pela internet. Se confirmada sua saída, isso não deverá alterar o trabalho que a diretoria tem empreendido nos últimos meses, que colocou o site do Banco do Brasil como o mais popular entre as instituições financeiras pelo Instituto Opínia, que realiza pesquisa junto aos internautas.No ano passado, o Banco do Brasil registrou 92,8 milhões de transações realizadas pela Internet. Este número foi 315% superior ao total realizado em 1999. Somente em dezembro de 2000 foram realizados pelos clientes do banco na internet cerca de 12,5 milhões de operações, um crescimento de 190,7% se comparado a janeiro quando essas operações totalizavam apenas 4,3 milhões de transações. Na gestão de Wellisch foram empreendidas ações como a campanha de popularização da compra de computadores financiados pelo BB, o lançamento de novos sites (investimento, agronegócios, investidor institucional, esportes e cultura) e novas opções de transações bancárias e de investimentos, que contribuíram para aumentar o número de acessos, que chegaram a 2,6 milhões de clientes e 1,8 milhão de e-mails cadastrados.Além de serviços bancários, o BB também vem disponibilizando o site "Governo-e", em seu Portal, oferecendo produtos, serviços e informações de interesse do mercado Setor Público. No final de dezembro já realizou seu primeiro pregão eletrônico para aquisição de equipamentos e material de serviço e a expectativa é concluir 2001 com gastos da ordem de R$ 200 milhões na compra desses produtos pela Web. Produtos tradicionais oferecidos pelo Setor Público, tais como Arrecadação de Tributos, FCO, Proex, BB Cobrança da Divida Ativa, BB Conta Única, Distribuição da Arrecadação Federal – DAF, dentre outros, também estão disponíveis no Portal Governo-e.O Banco também tem adotado a tecnologia Wap, considerado o melhor entre os bancos brasileiros, segundo análise feita pelo Cellmania.com, site que avalia os serviços disponíveis pelo celular WAP no mundo inteiro. O BB implementou o serviço em julho do ano passado e já possui cerca de 10 mil usuários com média de 3,3 mil transações por mês.