No próximo dia 21, será, oficialmente, instalada a Câmara Interbancária de Pagamentos, que a partir do dia 1º de novembro, irá processar, em tempo real, os pagamentos de maior valor(acima de R$ 5.000).
No próximo dia 21, será, oficialmente, instalada a Câmara Interbancária de Pagamentos, que a partir do dia 1º de novembro, irá processar, em tempo real, os pagamentos de maior valor.
Formada por 44 bancos acionistas e contando com a participação de todas as demais instituições financeiras do país, a Câmara Interbancária de Pagamentos(CIP), deverá, a partir do dia 1º de novembro, processar 300 mil pagamentos, em tempo real, para os clientes pessoas físicas e jurídicas.
A tendência é que os serviços prestados pela CIP substituam os cheques e os documentos de crédito(DOC) nas transações de valor elevado — provavelmente acima de R$ 5.000.
Os bancos estão desenvolvendo sistemas e produtos para ativar operacionalmente à CIP. Na prática, a nova Câmara é um passo decisivo para a implementação, a partir de janeiro de 2002, do SPB(Sistema de Pagamentos Brasileiro).