A partir desta quinta-feira, 21, entrou em operação o Citibank Seguros via Internet. O portal é direcionado não apenas para a base de clientes da instituição, mas também aos não correntistas com foco nas classes A, B e C. O projeto demandou investimentos de US$ 2,5 milhões em infra-estrutura, desenvolvimento e comunicação.
Depois de 10 meses de desenvolvimento e o envolvimento de uma equipe formada por 100 pessoas, foi ativado nesta quinta-feira, 21, como piloto para a América Latina , o serviço de vendas de seguro via Internet do Citibank.
Ao todo, foram US$ 2,5 milhões aplicados com o objetivo de oferecer 10 tipos de seguros, sendo que seis deles são direcionados para venda 100% online (Vida, Automóvel, Residência, Citicard, Viagens e Capitalização). Num segundo momento, os demais entrarão em operação, mas, por enquanto, é possível apenas realizar simulações pela Internet.
Para suportar a infra-estrutura do site, o Citibank, desde novembro de 2000, passa por um processo de migração das diferentes plataformas de hardware.
Mauro Goytacaz Cavalheiro, gerente de internet do corporate e consumer da instituição financeira, afirma que para suportar os novos lançamentos de produtos na Web, foram reservados dois servidores de aplicações da Digital/Unix para Sun (Solaris). Porém, mantemos o banco de dados da Oracle 8.0i, decisão global do Citibank, explica Cavalheiro.
Como todo o processo de aquisição de seguros é feito de forma online, basta o cliente digitar a sua senha eletrônica e imprimir o documento que, posteriormente, a companhia encaminha um certificado. O serviço só será validado após a efetivação do pagamento (boleto bancário, que pode ser impresso via web; cartão de crédito; ou débito automático).
Os padrões globais de segurança foram seguidos. Um dos parceiros de tecnologia para o www.citibankseguros.com.br é a EverSystems. Várias simulações de testes com hackers profissionais por meio de uma empresa norte-americana, não divulgada.
Desenvolvemos interfaces para que o aplicativo web da EverSystems, para conversar com o legado da corretora de seguros, lembra Cavalheiro. O site foi escrito em linguagem Java com segurança SSL e 128 bits na primeira camada de segurança.
No call center do Citibank Corretora de Seguros, existe hoje uma equipe de profissionais que atendem somente as solicitações do 0800 178535, dedicado aos clientes do site. Numa próxima etapa, depois de todo o portal consolidado, vamos lançar chats para que nossos clientes e não correntistas possam tirar as dúvidas online, conta Andre Arnus, gerente de projetos da corretora de seguros.
O piloto brasileiro chegará em agosto na Argentina. Até o final do ano, também será ativado no Chile e em Porto Rico. Depois, será estendido para todas as unidades do Citibank em nível mundial.