A fabricação foi paralisada há seis meses, mas a decisão estratégica foi mantida em segredo. De acordo com a Dell, houve baixa demanda na venda dos equipamentos. Servidores e Workstations permanecem rodando Linux.
Sem fazer alarde, a Dell Computer parou de oferecer o Linux como uma opção para seus PCs e notebooks, alegando apenas que a medida é resultado da baixa demanda.
A Dell foi uma das empresas que apostou no sistema operacional de código fonte aberto, investindo em companhias como a distribuidora Red Hat e fabricantes de software para desktops com Linux, como a Eazel.
No ano passado, durante um discurso no evento LinuxWorld, o fundador e CEO Michael Dell chegou a dizer que a única coisa que está crescendo mais rápido do que o Linux é o Linux na Dell.
Embora a companhia consiga fortes vendas de Linux em workstations e servidores, poucos desktops e laptops foram comercializados este ano com Linux, afirmou a porta-voz Sarah Lavender.
A Dell parou de fabricar PCs e notebooks com Linux há seis meses, mas manteve a medida em sigilo.
No site da Dell, o Linux ainda parece como uma opção para quem quer comprar, por exemplo, um desktop Dell Dimension. Há um link dizendo Compre um sistema com Linux da Red Hat, mas os usuários que clicam no link são levados para uma página com uma mensagem de erro.
Com tradução do IDG NOW!
[ Leia mais notícias no site do IDG Now! – www.idgnow.com.br ]