Um processo jurídico afirma que o recurso HotSync poderia danificar certos modelos de PC, mais especificamente a placa-mãe, a ponto de precisar trocá-la.
Um escritório de advocacia da Califórnia nos Estados Unidos abriu um processo contra a Palm e sua antiga empresa-mãe, a 3Com, alegando que um recurso usado para sincronizar dados entre os handhelds e o PC pode causar problemas para o computador.
O processo afirma que a Palm e a 3Com não advertiram os usuários de que o HotSync nos handhelds Palm poderiam danificar certos modelos de PC, mais especificamente na porta-serial da placa-mãe, a ponto de precisar trocá-la.
A Palm se negou a comentar a questão, afirmando não ter visto ainda o processo.
O processo foi aberto em nome de dois proprietários de Palm da Califórnia e busca ganhar o status de classe para outros usuários nos EUA que compraram certos modelos de Palm V e Palm Vx e que podem ter sido afetados pelo problema.
Os supostos handhelds problemáticos começaram a ser vendidos em 1999; o escritório de advocacia estima que "centenas de milhares de unidades" foram afetadas.
A ação pleiteia recompensa financeira ainda não especificada pelo dano. Também exige que a Palm passe a avisar os usuários de seus handhelds sobre o problema.
Um analista da indústria afirmou que, se a alegação for verdadeira, será a primeira ocorrência de um problema em uma porta serial que causa danos no dispositivo conectado a ela.
"Parece ser algum tipo de problema de design de hardware congênito", especula Chris Le Tocq, principal analista da Guernsey Research. "Não é impossível, mas é, no mínimo, incomum", acrescenta ele.