Unisys é a fornecedora da solução depois de uma disputa travada com a IBM e com a Compaq pela concorrência. No todo, serão instaladas 48 máquinas, mais um servidor. Opção pelo terminal é decorrente também da economia com o consumo de energia.
O Hospital Mater Dei, um dos mais tradicionais do Estado de Minas Gerais, decidiu otimizar sua área de Tecnologia da Informação.
Para tanto, incorporou ao dia-a-dia, os thin Clients da Unisys — estações inteligente configurada para atuar como cliente de uma rede corporativa sendo que as aplicações são executadas no servidor de terminais e acessadas via rede local, Web ou Intranet.
Segundo Daniel Castro, gerente de informática do Mater Dei, a opção pelo Thin Client deveu-se a dois motivos. " Escolhemos essa solução por causa da redução de custos com a manutenção. Também o fizemos em razão da agilidade que o processo ganhou, já que tudo agora está centralizado e a atualização é feita de forma online, afirmou o executivo.
De acordo com Castro, os custos de equipamento tiveram uma queda de aproximadamente 30%. Redução também sentida nas despesas com a manutenção, que caíram de 20% a 30%. Para exemplificar, toda a vez que um usuário utilizar o programa de gestão hospitalar, ele será atualizado, automaticamente, para uma versão mais atual.
Para se chegar a solução definitiva adotada pelo hospital, houve um processo de escolha, onde a Unisys saiu-se vencedora da disputa travada com a IBM e a Compaq.
Ainda, de acordo com Castro, a questão preço e otimização do processo de manutenção foram os fatores determinantes para a escolha da solução Unisys. Pesou também o fato de a solução, à época(fevereiro) estar 30% mais barata em relação às que estavam no mercado, acrescentou o gerente de TI.
Castro aponta ainda vantagens adicionais. Em caso de falta de energia, diz, o Thin Client consegue guardar a seção na qual o trabalho foi interrompido. Assim, não há perda das informações.
Foram gastos cerca de R$ 100 mil reais pela locação de 38 thin clients, mais o servidor. Este contrato com a Unisys está em vigor por pelos menos 36 meses, sendo que já estamos adquirindo outras 10 máquinas", complementa.
Para André Vilela, diretor de negócios com servidores corporativos da Unisys Brasil, a redução do custo de propriedade (TCO), manutenção e gerenciamento por equipamento não são as únicas economias proporcionadas pelo conceito do acesso remoto a aplicações baseadas em servidor.
" Um PC convencional consome 25W ou 4,4 KWh por estação de trabalho se comparado ao Thin Client da Unisys. Isso significa que, além de todas as vantagens tecnológicas proporcionadas pela solução, ainda oferecemos uma oportunidade real para economia de consumo e de energia de até 88% ", explica.
O Thin Client já vem sendo utilizada em instituições como Lojas Americanas, Sabesp, Coop, Coamo, Pró-Lagos, Unimed, entre outras.