Em processo de reestruturação e tentando fugir de uma grave crise financeira que resultou na demissão de 600 funcionários, a Xerox do Brasil ruma para a Web. Durante a inauguração do novo campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), a empresa, anunciou o seu portal de conhecimento.
A Xerox do Brasil acaba de lançar um portal de conhecimento, batizado de Sophia. A iniciativa foi anunciada durante a inauguração do novo campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), o primeiro cliente da comunidade online.
Segundo Marcio Amaral Baptista, diretor da divisão de SKLS da Xerox do Brasil, a explicação para esse investimento é que o negócio da companhia sempre foi documentos. Com a Internet, uma das grandes mudanças é a era do documento digital, atual foco da empresa, além da venda de equipamentos, afirma o executivo.
Hoje, a divisão conta com 20 clientes corporativos (Embratel, Petrobrás, Souza Cruz, etc.), que serão atendidos pelo portal. Baptista espera conquistar 100 clientes até o final de 2002 nos setores de telecomunicações, bancos, indústria, universidades e escolas de pós-graduação.
Para a infra-estrutura de telecomunicações do Sophia, o executivo afirma que estuda algumas parcerias estratégicas a serem anunciadas nos próximos seis meses.
O portal está hospedado no IDC (Internet Data Center) da Xerox em parceria com o Tnext, da Telemar, localizado em Tamboré (São Paulo).