🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Go
linguagem de programação

Linguagem de programação Go ganha o local de trabalho

O uso da linguagem Go do Google no local de trabalho está se expandindo, de acordo com a “Go Developer Survey 2020”. E como a pesquisa do ano passado, os resultados deste ano mostram que a indústria predominante onde os desenvolvedores Go trabalham é a indústria de tecnologia. Leia também: Veja cargos e habilidades que […]

Publicado: 07/12/2025 às 17:42
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

O uso da linguagem Go do Google no local de trabalho está se expandindo, de acordo com a “Go Developer Survey 2020”. E como a pesquisa do ano passado, os resultados deste ano mostram que a indústria predominante onde os desenvolvedores Go trabalham é a indústria de tecnologia.

Leia também: Veja cargos e habilidades que estarão em alta na TI em 2021

A “Go Developer Survey 2020”, publicada em 9 de março, descobriu que 76% dos entrevistados estavam usando a linguagem Go no trabalho, em comparação com 73% no ano passado; 66% disseram que Go foi fundamental para o sucesso de sua empresa, ante 59% na pesquisa de 2019. Quarenta e seis por cento dos entrevistados disseram que a tecnologia era sua indústria principal, em comparação com 43%, em 2019, seguido por 12% que citaram serviços financeiros na pesquisa de 2020.

A satisfação geral com a linguagem foi de 92%. Houve uma adoção quase universal dos módulos Go, com 96% usando-os regularmente para gerenciamento de pacotes Go. E apenas 26% dos entrevistados disseram que faltava ao Go um recurso de linguagem essencial de que precisavam. Entre aqueles que precisavam de um recurso crítico ausente, 88% deles disseram que precisavam de genéricos, 58% disseram que precisavam de melhor tratamento de erros e 44% disseram que precisavam de segurança nula. (Os genéricos podem chegar à Go no final deste ano. Uma proposta formal para o recurso foi anunciada em janeiro.)

A pesquisa reuniu 9.648 respostas, embora nem todos tenham respondido a todas as perguntas. Algumas perguntas foram mostradas a todos, enquanto outras perguntas foram mostradas a um subconjunto aleatório de respondentes.

Outras conclusões da pesquisa:

  • 53% programam em linguagem diferente da Go no trabalho, ante 54% no ano passado e 63% em 2018.
  • 68% trabalham com Go em programação web, seguido por 46% em bancos de dados e 42% em devops.
  • 33% disseram que levaram de um a três meses para serem produtivos com Go.
  • O Linux liderou como a plataforma mais comumente usada para desenvolvedores Go, com 63%, seguido por 55% que relataram desenvolver com Go no MacOS.
  • O Visual Studio Code foi o editor mais popular usado com Go, com 41% dos entrevistados usando-o.
As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas