🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
data center
Google Cloud
nuvem pública

Globo firma parceria com Google Cloud para migrar data centers para nuvem pública

A Globo e o Google Cloud anunciaram nesta quarta-feira (7/4) uma parceria estratégica que levará as aplicações e dados da emissora para a nuvem pública do Google. Até então, a Globo vinha se apoiando em uma infraestrutura de data center proprietária localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, esta será colocava à venda. Trata-se de um marco histórico […]

Publicado: 08/12/2025 às 10:20
Leitura
2 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

A Globo e o Google Cloud anunciaram nesta quarta-feira (7/4) uma parceria estratégica que levará as aplicações e dados da emissora para a nuvem pública do Google. Até então, a Globo vinha se apoiando em uma infraestrutura de data center proprietária localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, esta será colocava à venda. Trata-se de um marco histórico para a Globo e, segundo Raymundo Barros, diretor de estratégia e tecnologia da companhia, se alinha com as demandas da audiência e acelera a jornada de transformação digital da emissora.

“Nossas operações digitais ganharam uma relevância de volume que nos fez refletir, decidir e pivotar a forma como historicamente a gente suportava os nossos produtos”, disse Barros em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira. O Big Brother Brasil ilustra bem não só o pico de audiência que a Globo vem endereçando desde a edição do ano passado, como também abriu novos precedentes de parcerias comerciais e modelos de negócio que demandam suporte de tecnologia flexível e escalável.

Segundo Barros, a Globo conta com mais de 100 milhões de brasileiros que compartilham informações com o Globo ID, sendo o Globo Pay o carro chefe. “A melhor solução é migrar a estrutura própria para a nuvem pública”, pontuou. “A nuvem pública do Google vai nos oferecer recursos computacionais que miram o crescimento, que tem sido exponencial. O Big Brother deste ano teve 300% a mais de consumo nas plataformas digitais do que no ano passado”, acrescentou Barros. Ao ir para a nuvem, a emissora acaba resolvendo um ajuste sob demanda e crescimento da capacidade, algo que esbarra nas limitações de um data center proprietário.

A matéria completa no IT Forum.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas