🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Apps
mobilidade

Tempo diário gasto em aplicativos móveis cresce 30% na média mundial

Em um ano em que bilhões de pessoas ficaram em casa, sob medidas de segurança para contenção da Covid-19, cresceu o tempo médio que as pessoas passaram em aplicativos de dispositivos móveis, diz pesquisa da empresa de dados e análises móveis App Annie. O tempo médio global gasto foi de 4,2 horas por dia, um […]

Publicado: 07/12/2025 às 20:48
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Em um ano em que bilhões de pessoas ficaram em casa, sob medidas de segurança para contenção da Covid-19, cresceu o tempo médio que as pessoas passaram em aplicativos de dispositivos móveis, diz pesquisa da empresa de dados e análises móveis App Annie. O tempo médio global gasto foi de 4,2 horas por dia, um aumento de 30% em relação aos dois anos anteriores. Os brasileiros gastaram, em média, cinco horas diariamente em aplicativos de dispositivos móveis.

No primeiro trimestre de 2021, o tempo diário gasto passou de quatro horas nos EUA, Turquia, México e Índia pela primeira vez. No Brasil, Coreia do Sul e Indonésia, foram mais de cinco horas. O maior aumento ocorreu na Índia. Seus consumidores gastaram 80% mais tempo em aplicativos no primeiro trimestre de 2021 do que no primeiro trimestre de 2019.

De acordo com o relatório, é difícil avaliar exatamente quais aplicativos dominam o tempo dos usuários, uma vez que o índice é medido por downloads desses aplicativos, que são baixados uma única vez e tendem a permanecer trimestre após trimestre. No entanto, os gráficos gerais de download – que revelam pouco movimento ao longo do trimestre – são dominados por aplicativos populares como TikTok, YouTube e Facebook.

Ainda assim, é possível discernir o que é tendência nos gráficos, que medem o crescimento trimestre a trimestre em downloads com base em iOS e Google Play (iOS apenas na China).

Dessa forma, o estudo aponta a ascensão de dois serviços de mensagens no mercado ocidental: Signal e Telegram. Signal em primeiro lugar no Reino Unido, Alemanha e França, e em quarto lugar nos Estados Unidos. Enquanto isso, Telegram aparece em 9º no Reino Unido, 5º na França e em 7º nos EUA. Esses produtos não aparecem entre os dez primeiros dos outros quatro países analisados.

Aplicativos financeiros

Em outros lugares, os gráficos refletem o aumento dos aplicativos de investimento e negociação à medida que os consumidores exploravam formas alternativas de gerenciar suas receitas, diz o relatório. Criptomoedas é um tema comum, com o aplicativo Coinbase aparecendo em 6º nos EUA e no Reino Unido.

A tendência foi ainda mais clara na Coreia do Sul, com a Upbit, aplicativo que permite que os consumidores negociem criptomoedas, ocupando o primeiro lugar.

O PayPay é outro produto financeiro que lidera o gráfico, dessa vez, no Japão. Este aplicativo de pagamento, que permite que os usuários digitalizem ou gerem um código QR para fazer pagamentos em lojas, é de propriedade da SoftBank, Yahoo Japan Corporation e da empresa de pagamento digital da Índia, Paytm. Segundo o relatório, o Japão ficou atrás de outros países neste tipo de atividade, mas parece estar os alcançando agora.

Como em muitas áreas, o gráfico de aplicativos de estreia da China é único e bastante diferente do resto do mundo. Em primeiro lugar está o aplicativo TikTok, seguido de Kwai – também uma rede social de vídeos – e iQIYI, um serviço de streaming de vídeo. Enquanto isso, CapCut – um aplicativo de edição de vídeo para TikTok – está em 7º lugar.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas