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Usando visibilidade e segurança da rede, empresas minimizam interrupções em serviços

Organizações essenciais, como operadoras de rede, órgãos governamentais e corporações, salvam vidas, mantêm o fluxo de bens e serviços vitais e possibilitam o trabalho híbrido para milhões de pessoas. No entanto, quanto mais indispensáveis elas são, mais complexos, incontroláveis e vulneráveis se tornam seus ecossistemas digitais. Essa complexidade é compreensível. O progresso não pode parar […]

Publicado: 06/12/2025 às 12:14
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4 minutos
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Construção civil — Foto: Reprodução

Organizações essenciais, como operadoras de rede, órgãos governamentais e corporações, salvam vidas, mantêm o fluxo de bens e serviços vitais e possibilitam o trabalho híbrido para milhões de pessoas. No entanto, quanto mais indispensáveis elas são, mais complexos, incontroláveis e vulneráveis se tornam seus ecossistemas digitais. Essa complexidade é compreensível. O progresso não pode parar para as empresas que mantêm o mundo em movimento. Hoje, isso significa que a transformação digital também deve ser imparável.

No dia a dia, a questão é como mitigar o risco de interrupções maciças nos serviços digitais e, ao mesmo tempo, buscar estratégias de migração para a nuvem, experiência do cliente, cadeia de suprimentos e automação inteligente. Para muitas organizações grandes e globais, tudo está conectado, e a Internet se tornou efetivamente a rede corporativa. Entretanto, as ferramentas de segurança e desempenho pontuais que podem ter funcionado há cinco anos podem muito bem desenvolver “pontos cegos” e criar novas vulnerabilidades.

Para agravar o desafio que essas organizações sem fronteiras enfrentam, os desafios de desempenho, segurança e disponibilidade/DDoS estão se multiplicando e, muitas vezes, estão interconectados e se sobrepõem. Acrescente a escassez de conhecimento especializado em TI (especialmente crônica em segurança cibernética), e fica clara a necessidade de as grandes empresas adotarem uma abordagem de plataforma moderna, automatizada e orientada à visibilidade para detectar, investigar e resolver esses tipos de problemas.

Visibilidade na linha de frente

A plataforma de visibilidade, uma base de dados comum que usa inteligência de rede em tempo real para romper as fronteiras e remover os pontos cegos que retardam e atrasam as iniciativas modernas de TI, deve operar com sete atributos principais:

  1. A plataforma de visibilidade deve ser compatível com qualquer aplicativo para identificar e resolver problemas de rede e/ou segurança.
  2. Deve fornecer o mesmo tipo de dados em qualquer escala e velocidade, gerando um conjunto de dados históricos confiável, dimensionável e de alta resolução.
  3. Uma plataforma de visibilidade deve operar sem falhas de ponta a ponta em qualquer lugar, independentemente de onde ou como uma organização é executada.
  4. Deve ser capaz de realizar análises profundas em nível de protocolo e coleta de evidências forenses usando capturas de dados em tempo real ou mineração de dados históricos.
  5. Deve extrair metadados contextuais dos pacotes de dados para incentivar a colaboração entre as equipes operacionais e fornecer evidências para as partes interessada e provedores de serviço.
  6. Deve ser compartilhável com as plataformas analíticas existentes para maximizar sua capacidade de realizar um gerenciamento eficaz de ativos de software, gerenciamento de custos de nuvem e análise de segurança.
  7. Uma plataforma de visibilidade deve suportar qualquer combinação de fornecedores de monitoramento de equipamentos de rede ou de nuvem que a organização tenha implantado em seu ecossistema.

Para se manterem imparáveis enquanto fornecem produtos e serviços essenciais, as empresas e organizações globais precisam oferecer desempenho, segurança e disponibilidade para seus complexos ecossistemas digitais, independentemente de onde estejam seus funcionários, cargas de trabalho e clientes.

É por isso que uma plataforma de visibilidade é o único caminho sensato a seguir – para o crescimento e o sucesso contínuos de uma organização essencial; para melhorar a experiência do cliente, o desempenho e a eficiência operacional; e para os milhões de pessoas que dependem de seus produtos e serviços todos os dias.

*Michael Szabados é COO da NETSCOUT

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