🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
governança de TI

Governança de TI: facilitadora ou burocrática?

Empresas de grande porte possuem um desafio em comum: volume de dados e complexidade de processos. Esses fatores, quando não geridos de forma equilibrada pela governança de TI, podem causar o sufocamento da inovação, prejudicar a autonomia das equipes e dificuldades em escalar projetos. Isso porque, as lideranças utilizam modelos de gestão de serviços de […]

Publicado: 06/12/2025 às 12:42
Leitura
5 minutos
governança corporativa, prefeitura, esg, data center, empresa, negócios
Construção civil — Foto: Reprodução

Empresas de grande porte possuem um desafio em comum: volume de dados e complexidade de processos. Esses fatores, quando não geridos de forma equilibrada pela governança de TI, podem causar o sufocamento da inovação, prejudicar a autonomia das equipes e dificuldades em escalar projetos. Isso porque, as lideranças utilizam modelos de gestão de serviços de TI, como ITIL e COBIT, como direcionadores, enquanto estes deveriam servir como restrições.

É natural que o crescimento de uma empresa gere processos mais complexos e diferentes variáveis que necessitam de acompanhamento. Para a governança, métricas são essenciais para tomadas de decisões rápidas e essas informações assertivas só são possíveis com o estabelecimento de padrões e processos.

Leia também: Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável 

Por outro lado, é preciso que as lideranças encontrem um equilíbrio, já que a rigidez pode ocasionar gargalos e travamentos que impedem o ganho de produtividade e eficiência. Isso porque, por vezes, a burocracia existe por motivos próprios e não para a satisfação do cliente.

A solução para esse desafio começa com uma mudança de perspectiva: enxergar o papel da governança como facilitadores. Essa mentalidade traz uma outra visão aos processos, porque considera o desenvolvimento da maturidade organizacional. A mudança na cultura provoca esse amadurecimento nas equipes e consequentemente, traz mais autonomia, flexibilidade e a capacidade de inovar no dia a dia.

Desafios para alcançar uma governança facilitadora e maturidade nas equipes

Existem alguns fatores que dificultam essa mudança cultural. Entre eles, é possível destacar a resistência das equipes a mudanças. É comum que os colaboradores tenham a tendência de manter o trabalho dentro da sua zona de conforto, por isso, é importante que a governança facilitadora promova e deixe claro que essas mudanças têm como objetivo otimizar as atividades de todos e colher feedbacks para tornar o processo participativo.

Outro desafio envolve a dificuldade da governança em dar autonomia às equipes. Em grandes empresas, manter processos de microgerenciamento são comuns, mas causam dificuldades na velocidade das entregas. Nesse sentido, é importante que uma governança facilitadora foque em acompanhar macroprocessos e desenvolvam a maturidade de seus colaboradores para que eles tenham mais autonomia e flexibilidade nas atividades diárias.

Mais um desafio comum entre as empresas é a forma como elas encaram os modelos de gestão de serviços de TI, como ITIL e COBIT. Isso porque, algumas lideranças entendem que esses modelos devem ser seguidos à risca e almejados como um direcionador ideal e rígido. Porém, ITIL e COBIT não conseguem abarcar as especificidades das empresas e, por isso, é importante utilizar esses métodos como regras restritivas, ou seja, como se fossem os guardrails de uma estrada: são limites, mas precisamos de liberdade para a nossa direção e eventualmente até mudar caminhos quando necessário.

Os guardrails existentes servem para não entrarmos em riscos desnecessariamente. Da mesma forma, as equipes devem conseguir adaptar o que for necessário de acordo com suas necessidades para alcançar maior produtividade e eficiência em direção à satisfação do cliente.

Foco na maturidade organizacional e na satisfação do cliente

O aumento da maturidade organizacional está diretamente alinhado com o foco na satisfação do cliente. Uma empresa com uma cultura madura, com processos equilibrados, colaboradores participativos e lideranças facilitadoras consegue desenvolver seus produtos ou serviços totalmente focados nas necessidades dos clientes. Além disso, torna a organização preparada para os riscos e as transformações do mercado.

Esse caminho de avanço na maturidade, entretanto, não pode ser considerado algo linear, porque trata-se de algo vivo que precisa ser revisado e questionado periodicamente. Logo, é importante identificar oportunidades, melhores práticas e ter uma mentalidade disposta a experimentar.

Inteligência Artificial e a otimização da governança

Atualmente muito se fala em Inteligência Artificial e a jornada de evolução na governança também pode ser beneficiada por esta. A capacidade da IA Generativa de criar padrões e analisar grandes volumes de dados pode ter um papel importante na estruturação de processos de trabalho e na tomada de decisões estratégicas. Isso porque a IA é capaz de prever tendências, comportamentos e analisar o desempenho de sistemas e gerar insights para aumentar a eficiência operacional, análises para redução de custos e melhores práticas personalizadas para cada empresa.

Para isso, é preciso que as lideranças estejam dispostas a testar. Esse é o caminho para integrar a IA na governança das organizações. A partir desse primeiro passo, poderemos entender cada vez mais a potência dessa tecnologia e sua capacidade de transformação.

Portanto, uma governança de TI com mentalidade facilitadora deve priorizar a otimização da jornada das equipes, ao invés de incluir obstáculos e tentar definir as regras. Além disso, é importante utilizar modelos como ITIL e COBIT de forma inteligente e tratá-las como restrições necessárias para gerar espaço para as equipes terem autonomia e incentivo para inovar.

Esse caminho eleva a maturidade organizacional e prioriza as necessidades do cliente. Aliado a técnicas de melhoria contínua, é possível alcançar eficiência, produtividade e espaço no mercado nos próximos anos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas