🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Business Intelligence
e-commerce

Como o Business Intelligence está salvando milhões do e-commerce brasileiro?

O Business Intelligence (BI) tem se mostrado uma ferramenta essencial para sustentabilidade e crescimento do e-commerce no Brasil, principalmente diante da concorrência acirrada e a necessidade de uma operação eficiente. Responsável pela coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de um grande volume de dados, a tecnologia possibilita traçar estratégias relevantes para o setor e, sobretudo, uma […]

Publicado: 06/12/2025 às 08:07
Leitura
4 minutos
business intelligence, BI, inteligência, dados, gestão de TI, tecnologia
Construção civil — Foto: Reprodução

O Business Intelligence (BI) tem se mostrado uma ferramenta essencial para sustentabilidade e crescimento do e-commerce no Brasil, principalmente diante da concorrência acirrada e a necessidade de uma operação eficiente. Responsável pela coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de um grande volume de dados, a tecnologia possibilita traçar estratégias relevantes para o setor e, sobretudo, uma tomada de decisão mais assertiva, uma vez que os analistas se baseiam em fatos e não suposições.

Com o dinamismo e a movimentação do universo digital, o Business Intelligence conquista cada vez mais espaço no mercado como um facilitador das demandas diárias que envolvem o ambiente empresarial. A tecnologia fornece entendimento eficiente dos leads, segmentações assertivas e a otimização da gestão operacional do e-commerce. Inclusive, por meio do BI, é possível realizar a integração entre logística e SAC, possibilitando assim uma gestão operacional eficaz.

Hoje, a implementação de soluções de BI tem se destacado como um diferencial competitivo até mesmo no que diz respeito à experiência do consumidor, ao passo que a ferramenta aprimora o contato on-page dos consumidores.

Leia também: IA avança na Black Friday 2023, mas infraestrutura ainda é desafio do e-commerce brasileiro 

Resumidamente, o Business Intelligence auxilia na coleta de dados confiáveis, o que garante assertividade na tomada de decisão. Justamente por isso, as empresas optam cada vez mais pela utilização de ferramentas tecnológicas e metodologias como o BI. Não à toa, de acordo com o estudo sobre o Mercado Brasileiro de Software de 2022, o setor de software apresentou crescimento de 19,5% em 2021.

Mas, afinal, como o BI está salvando milhões do e-commerce brasileiro? Entre os principais  aspectos tecnológicos, temos a coleta e a integração de dados. Estas plataformas conseguem integrar informações de múltiplas fontes, incluindo websites, aplicativos móveis, sistemas de gestão (ERP), CRM, redes sociais e plataformas de marketing, por exemplo. Com isso, os algoritmos de machine learning e inteligência artificial são aplicados, com o propósito de prever tendências de mercado, o comportamento do consumidor e a otimização de estoques de forma avançada. Há também técnicas de mineração de dados capazes de pontuar os padrões ocultos e insights valiosos que podem influenciar decisões estratégicas.

Quando falamos sobre a visualização desses dados, existem ferramentas como Power BI, Tableau e Qlik, que permitem a criação de dashboards interativos e personalizados, facilitando assim a análise e a interpretação destas informações. Inclusive, é possível gerar relatórios de forma automatizada e em tempo real, com o intuito de auxiliar na tomada de decisões de forma rápida e concisa, além de acompanhar o desempenho das vendas, da logística e, respectivamente, do atendimento ao cliente, favorecendo ações corretivas imediatas.

Ainda respondendo o questionamento deste artigo, do ponto de vista de negócios, o BI reduz custos, uma vez que otimiza os estoques e fornece maior eficiência operacional. As análises preditivas mantém os níveis de armazenamento ideais, evitando excesso ou ausência de produtos. Ademais, a tecnologia identifica possíveis gargalos operacionais, implementando melhorias contínuas capazes de minimizar os desperdícios.

Em contrapartida, há um aumento de receita, afinal, a ferramenta personaliza a experiência do cliente, oferecendo produtos e promoções relevantes, o que corrobora para a taxa de conversão e fidelização, ao mesmo tempo em que avalia em tempo real a concorrência e o comportamento do consumidor. Isto possibilita uma estratégia de precificação dinâmica e, consequentemente, maximiza a margem de lucro.

E, por fim, o BI antecipa tendências de mercado, o que viabiliza mudanças constantes e imediatas. Esta vantagem competitiva é essencial, principalmente, no investimento de novas tecnologias e metodologias baseadas na tecnologia que inserem o cliente sempre à frente da concorrência.

Portanto, o Business Intelligence lapida as estratégias do e-commerce. Utilizá-lo de forma exponencial no negócio oportuniza voos maiores, novos insights e decisões assertivas. Lembrem-se: negócios inteligentes sempre serão aqueles pensados de forma estratégica. Hoje, adotar uma estratégia sólida de Business Intelligence no e-commerce é a certeza de que novas e valiosas oportunidades de vendas surgirão.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas