🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
NEC Corporation

América Latina é motor de mudança global da NEC Corporation

A NEC Corporation acabou de completar 125 anos de história, sendo 56 anos no Brasil. A empresa japonesa, conhecida por seus produtos e serviços no mercado de telecomunicações, está se reinventando para tornar-se referência em integração. Quem conta um pouco mais dessa história ao IT Forum é Roberto Murakami, o VP da Unidade de Negócio […]

Publicado: 07/12/2025 às 09:59
Leitura
4 minutos
Roberto Murakami, o VP da Unidade de Negócio de Redes da NEC na América Latina Foto: Divulgação
Construção civil — Foto: Reprodução

A NEC Corporation acabou de completar 125 anos de história, sendo 56 anos no Brasil. A empresa japonesa, conhecida por seus produtos e serviços no mercado de telecomunicações, está se reinventando para tornar-se referência em integração.

Quem conta um pouco mais dessa história ao IT Forum é Roberto Murakami, o VP da Unidade de Negócio de Redes da NEC na América Latina, que está há 26 anos na companhia. “A NEC, como uma empresa centenária, precisa se transformar o tempo todo, tem que ouvir o mercado e estar em transição. As transições da NEC são mais lentas, mas muito consistentes. A questão de integração vem acontecendo há muito tempo”, resume ele.

O executivo conta que, quando começou a trabalhar na NEC, era uma empresa chão de fábrica, de montagem de placas, mecânica, entre outros. Tudo começou a mudar nos anos 2000, quando deixaram de ser fabril, primeiro com a terceirização e posteriormente a venda da área de hardware.

“A NEC Corporation coloca a América Latina como um ponto de inovação. As coisas novas que acontecem, a NEC coloca aqui quase como um balão de ensaio. Eu sempre tive a liberdade de fazer as coisas no Brasil ou na América Latina. E as experiências que dão certo, ela replica no resto do mundo”, comemora Murakami.

Leia também: Privado: Benefícios do 5G para empresas ainda não são claros para 55% dos executivos no Brasil

Em 2001, a NEC começou a fazer integração no Brasil, ideia adotada pelo Japão e que, globalmente, foi adotada apenas em 2007/2008. “O atual presidente decidiu dar a guinada. Até quatro ou cinco anos atrás, ainda produzíamos hardware e equipamentos, não no Brasil, mas no Japão, Índia e outros países. A guinada começou para a integração e software e o que estamos fazendo agora é trabalhar muito na parte de automação”, revela ele.

O foco, diz Murakami, é se consolidar na área de automação industrial, de processos, de redes, industrial. Isso porque, com a vinda do 5G, falou-se muito sobre como usar e pagar a tecnologia e a resposta sempre foi IoT e Indústria 4.0. “Nós achamos que um dos pontos que realmente alavancará isso é a automação.”

“Nós somos muito fortes em operadoras, apesar de ter produtos para Enterprise no Brasil. Porém, o 5G não movimentou o mercado, essa questão de automatizar e promover o IoT que 5G prometeu ainda está engatinhando. Isso em todo o mundo, não só na América Latina”, pondera ele.

Dentro desse contexto, a NEC percebeu que o mercado Enterprise tem que continuar evoluindo, com ou sem automação ou 5G. Por isso, o novo foco está nas grandes empresas.

“A América latina foi um dos motores dessa mudança global. O modelo que está sendo aplicado aqui é o mesmo replicado na Europa e na Ásia-Pacífico. Nós tentamos esse modelo muitas vezes nos EUA, mas a competição de integrador e distribuidor é muito forte. Aqui também é muito forte, mas a gente consegue sobreviver. O modelo nasceu no Brasil, agora está forte no México, na Colômbia, no Chile e na Argentina”, frisa Murakami.

Ele divide que, atualmente, no Brasil a NEC tem 65% dos seus clientes como operadoras e 35% Enterprise. No México e na Colômbia são praticamente 95% operadoras. “A ideia é criar um pilar de Enterprise que seja um contraponto para a operadora.”

Outra tendência ditada pela América Latina é a regionalização. Atualmente, a NEC está tentando entender a sinergia entre os países da região para a troca de experiências, recursos e skills. A ideia está sendo replicada em outras regiões para que, no fim, todos os países estejam entrelaçados e a NEC vire, de fato, uma empresa globalizada.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas