🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Estudo
IA
inteligência artificial
Salesforce
YouGov

Trabalhadores já confiam quase metade das tarefas à IA, diz Salesforce

Segundo uma pesquisa global da Salesforce, divulgada recentemente, a inteligência artificial (IA) já está no cotidiano de 77% dos profissionais. O estudo – chamado Trusted Autonomous Future – aponta que a maioria prefere utilizar a tecnologia de forma colaborativa, como apoio de tarefas diárias. O estudo global foi conduzido pela Salesforce em parceria com a […]

Publicado: 08/12/2025 às 21:25
Leitura
2 minutos
inteligência artificial, IA, educação, projetos, IA, Gartner
Construção civil — Foto: Reprodução

Segundo uma pesquisa global da Salesforce, divulgada recentemente, a inteligência artificial (IA) já está no cotidiano de 77% dos profissionais. O estudo – chamado Trusted Autonomous Future – aponta que a maioria prefere utilizar a tecnologia de forma colaborativa, como apoio de tarefas diárias.

O estudo global foi conduzido pela Salesforce em parceria com a YouGov entre 20 de março e 3 de abril de 2024. Foram ouvidos quase 6 mil profissionais de empresas de diversos portes e setores em nove países (Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália, França, Alemanha, Índia, Cingapura e Suíça).

A pesquisa revelou que 43% confiam que a IA auxilie na realização de quase metade das atividades. Já no caso dos gestores mais da metade (51%) das atividades se valem de IA. E 80% dos funcionários que usam IA generativa estão experimentando aumento de produtividade.

Leia também: Receita mundial de IaaS cresceu 16,2% em 2023 com liderança da AWS

Entre as tarefas que os profissionais se sentem mais confortáveis em delegar à IA estão a produção de códigos, a geração de insights de dados e a redação de conteúdos, como forma de otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

“Com o avanço da tecnologia, caminhamos para um futuro em que a IA poderá operar de forma totalmente independente”, diz Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções da Salesforce.

Ainda falta confiança para IA

Embora a confiança na IA seja crescente, a pesquisa mostra que os profissionais não estão prontos para delegar todas as tarefas à tecnologia. Integração de funcionários, treinamentos e segurança de dados são supervisionadas por humanos, indica o estudo.

Essa percepção, porém, pode mudar: o estudo indica que investimento em conhecimento e educação sobre IA também aumenta a confiança na tecnologia. E os 6 mil profissionais entrevistados demonstram entusiasmo em relação a um futuro, embora enfatizem a importância do elemento humano, principalmente na construção da confiança, conhecimento e experiência.

Para 63% dos profissionais, mais envolvimento humano aumenta a confiança na IA. E 62% dizem que mais oportunidades de desenvolvimento de habilidades e treinamento aumentariam a confiança na IA.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas