🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
IA
manufatura

Chegou a hora da IA na manufatura. Você está pronto?

Segundo a edição de abril da CEO Outlook 2024, pesquisa global recorrente que a EY faz com lideranças, 49% das empresas de manufatura e mobilidade avançadas integraram totalmente as mudanças de produtos ou serviços orientadas por inteligência artificial em seu processo de alocação de capital e estão investindo ativamente em inovação baseada nessa tecnologia. Mais do que […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:49
Leitura
4 minutos
manufatura, inteligência artificial
Construção civil — Foto: Reprodução

Segundo a edição de abril da CEO Outlook 2024, pesquisa global recorrente que a EY faz com lideranças, 49% das empresas de manufatura e mobilidade avançadas integraram totalmente as mudanças de produtos ou serviços orientadas por inteligência artificial em seu processo de alocação de capital e estão investindo ativamente em inovação baseada nessa tecnologia. Mais do que isso, até 2030, espera-se que 96% das empresas aumentem o investimento em inteligência artificial de manufatura.

Sem rodeios: a IA chegou e veio para ficar. Mas e agora, o que fazer? E mais importante ainda: como surfar essa onda da melhor maneira possível? Afinal de contas, é fundamental entender que adaptar-se ao uso da inteligência artificial não é apenas uma atualização tecnológica, mas também um processo de mudança na gestão e na operação, para ampliar a resiliência e alcançar a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

Leia também: “Eu sou feita de várias mulheres dentro de mim”, diz Rafaela Rezende, sobre ser mãe e CEO

Neste contexto, é fundamental que o setor utilize a inteligência artificial, incluindo a generativa (genIA) e outras tecnologias, para impulsionar inovações, melhorar a eficiência, produtividade e qualidade. Caso contrário a resistência à mudança (ou a adoção lenta dessas novas tecnologias) pode ameaçar a sobrevivência das empresas. No final do dia restam duas possibilidades: se adaptar ou arriscar ser superado, como reforça o CEO Outlook 2024, que mostra que quase 45% dos CEOs de manufatura avançada acreditam que a IA é uma força para o bem que pode ter um impacto positivo na eficiência e inovação dos negócios.

Os que saltaram na frente já estão capturando resultados significativos: melhoras no acerto das previsões de demanda com o uso de modelos mais robustos, redução de inventários ao longo da cadeia com a aplicação de mecanismos de resposta rápida a variações de consumo, melhorias de custos e redução de emissões com otimizações de rotas em tempo real, operações de manutenção melhor planejadas com modelos preditivos, automação de tarefas repetitivas, etc. enfim – a gama de aplicações é virtualmente infinita!

Porém, sempre vale lembrar que a inteligência artificial funciona de forma essencialmente inteligente se houver dados.  E, quanto mais essa inteligência analisa dados, mais se aprende com eles. Mas essa tarefa de usar os dados não é simples. Segundo pesquisa do Manufacturing Leadership Council, 65% dos líderes do setor veem desafios no acesso a dados, formato, integração e governança para a adoção total de IA. Soma-se a isso também, a dificuldade para encontrar profissionais com habilidades em IA e análise de dados necessários para implementar e usar o GEN-AI de forma eficaz e a segurança desses dados. É imprescindível que a IA seja usada de forma responsável e segura, protegendo a privacidade dos dados e evitando viés nos resultados.

Por fim, precisamos ter a tranquilidade de saber que a cadeia de suprimentos existe há séculos e sempre aproveitou novas tecnologias para se adaptar e melhorar. Alguns veem a IA como uma tendência ou apenas modismo, mas a IA é uma jornada. Um estudo da EY indica que as empresas que incorporaram IA no gerenciamento de demanda, processamento de pedidos e logística viram melhorias de até 70% na precisão de suas previsões. Então, o que você está esperando?

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas