🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
IA
linkedin
mudanças
pesquisa
trabalho

87% dos brasileiros se dizem sobrecarregados com ritmo de mudanças no trabalho

A rede social para profissionais LinkedIn anunciou nessa quinta-feira (17) mais um dos seus já tradicionais levantamentos sobre o mundo do trabalho. A nova pesquisa mostra que os profissionais brasileiros estão entre os que mais se sentem sobrecarregados com o ritmo das mudanças no ambiente de trabalho, com 87% admitindo que estão sofrendo com a […]

Publicado: 08/12/2025 às 11:35
Leitura
2 minutos
trabalho, CISO, estresse, stress, preocupação, CISOs, brasileiros, empresa, líder, executivo, trabalhador, desenvolvedor
Construção civil — Foto: Reprodução

A rede social para profissionais LinkedIn anunciou nessa quinta-feira (17) mais um dos seus já tradicionais levantamentos sobre o mundo do trabalho. A nova pesquisa mostra que os profissionais brasileiros estão entre os que mais se sentem sobrecarregados com o ritmo das mudanças no ambiente de trabalho, com 87% admitindo que estão sofrendo com a pressão.

A média do Brasil supera a de países como Estados Unidos (50%), Alemanha (70%) e Índia (82%). A pesquisa foi conduzida pela Censuswide com 2.115 profissionais empregados em tempo integral ou parcial no Brasil entre 2 e 11 de setembro.

Quase metade (49%) dos brasileiros se dizem preocupados em ficarem para trás na carreira. O estudo indica que os três maiores desafios enfrentados são provar que podem trabalhar de forma eficaz de casa (40%), integrar a IA no trabalho diário (39%) e gerenciar equipes multigeracionais (22%).

Leia também: MCTI lança 5 editais de mais de R$ 3 bi para pesquisa no Brasil

Segundo o LinkedIn, o cenário explica por que houve aumento no consumo de cursos do LinkedIn Learning voltados para o desenvolvimento de habilidades em IA, por exemplo, com crescimento de 117% no último ano entre profissionais não técnicos.

Para Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África, o resultado não surpreende. “Para enfrentar esses desafios, é essencial que os trabalhadores se mantenham atualizados, adquiram novas competências e invistam no aprendizado contínuo”, diz ele.

Experiência só é tudo

Os profissionais brasileiros estão entre os que mais reconhecem que experiência não é atributo suficiente para avançar na carreira, com 63% concordando com a afirmação. A média global é de 56%. Para 47%, o aprendizado contínuo é essencial para crescer.

Ao mesmo tempo, apenas 34% sentem que podem contar com gestores para obter ajuda sobre mudança no trabalho, e 30% afirmaram estar inseguros sobre quais informações confiar em relação ao crescimento profissional.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas