🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
NetSuite
Oracle

Estrutura da NetSuite no Brasil chega até outubro

A NetSuite, empresa de sistemas de gestão para pequenas e médias empresas, que é parte da Oracle, terá sua infraestrutura própria no Brasil até outubro deste ano. A informação foi confirmada por Gustavo Moussalli, vice-presidente da NetSuite para a América Latina, ao IT Forum durante o SuiteConnect São Paulo, realizado nesta segunda-feira (10). A chegada […]

Publicado: 07/12/2025 às 16:24
Leitura
5 minutos
Imagem de Gustavo Moussalli, vice-presidente da NetSuite para a América Latina, durante o evento SuiteConnect da Oracle NetSuite. Ele está no palco, vestindo um terno azul escuro, camisa clara e crachá, segurando um dispositivo enquanto faz sua apresentação. O fundo apresenta um grande painel digital com o nome do evento e elementos gráficos modernos
Construção civil — Foto: Reprodução

A NetSuite, empresa de sistemas de gestão para pequenas e médias empresas, que é parte da Oracle, terá sua infraestrutura própria no Brasil até outubro deste ano. A informação foi confirmada por Gustavo Moussalli, vice-presidente da NetSuite para a América Latina, ao IT Forum durante o SuiteConnect São Paulo, realizado nesta segunda-feira (10).

A chegada de uma infraestrutura local para a empresa foi anunciada em setembro do ano passado por Evan Goldberg, fundador e vice-presidente executivo da NetSuite. O data center será hospedado dentro da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), que opera regiões em Guarulhos e em Vinhedo.

“A previsão era agosto, mas tivemos algumas questões de alfândega, e equipamentos que tivemos que trazer sofreram atrasos”, pontua o executivo. Junto ao anúncio da expansão de estrutura para o Brasil, a companhia revelou que também começaria a operar uma estrutura própria na Índia. Essa operação foi iniciada oficialmente na semana passada.

A NetSuite oferece hoje um sistema ERP operado inteiramente em nuvem. O sistema de gestão integra recursos como gerenciamento de estoque, automação de serviços, ferramentas de comércio omnichannel e de RH. A empresa opera no Brasil desde 2012 e tem clientes como Nomad, Coritiba Foot Ball Club, Omelete Company e ContaAzul. Em 2016, foi adquirida pela Oracle por US$ 9,4 bilhões.

“Investir em um data center local com NetSuite é um investimento significativo. Isso dá uma noção da nossa expectativa para o mercado brasileiro”, disse o executivo, sem abrir números locais sobre a operação da organização no Brasil.

Para Moussalli, o principal ganho para os clientes com a chegada da infraestrutura local será na latência – algo crucial para a expansão das ofertas de inteligência artificial (IA) da empresa no mercado nacional. “Com a infraestrutura ao lado do cliente, todos os agentes de IA que estamos lançando terão melhor performance”, diz.

Nesta segunda, a companhia anunciou a chegada de uma série de novas ferramentas de IA ao mercado nacional, que serão incorporadas à NetSuite com suporte ao idioma português brasileiro. Entre elas está o NetSuite Text Enhance, recurso de IA generativa que permite a criação e o refinamento de conteúdo contextual e personalizado. A ferramenta emprega dados relevantes e específicos da empresa a partir da NetSuite para apoiar tarefas de finanças, contabilidade, cadeia de suprimentos e operações, vendas, marketing e suporte ao cliente.

Leia mais: Sam Altman diz que IA pode ampliar desigualdade

Também chegam ao mercado brasileiro recursos de IA generativa para a SuiteScript API. Com eles, empresas poderão introduzir novas funcionalidades baseadas em IA à suíte, permitindo novas extensões e personalizações.

Na última quinta-feira (06), a NetSuite já havia anunciado uma série de novos recursos de IA, como o Prompt Management API e o CPQ AI Assistant. De acordo com Moussalli, novidades sobre a chegada dessas outras ofertas ao mercado brasileiro deverão ser anunciadas até o evento global da companhia, o SuiteWorld 2025, que acontece em outubro.

“O esforço necessário para validar que algo que funciona em inglês também funcione em português ou em outros idiomas é extenso. Especialmente com IA, queremos garantir que isso esteja pronto para o mercado”, reforçou Craig Sullivan, vice-presidente sênior global de Produtos da NetSuite. “Nossa filosofia é levar o máximo da suíte para todos os mercados em que atuamos.”

Além dos ganhos em latência, a expectativa é que a infraestrutura local também ajude a NetSuite a se preparar para eventuais discussões sobre soberania de dados que possam avançar no país. “Se o Brasil instituir qualquer lei sobre soberania de dados amanhã, o cliente não vai precisar se preocupar”, avalia o VP da empresa na região.

Foco no varejo

A NetSuite anunciou ainda a chegada de novas ofertas ao Brasil que apoiam o setor do varejo, incluindo as edições premium e standard do SuiteSuccess Retail. A ferramenta tem funcionalidades personalizadas para o segmento e apoia os varejistas no aumento da visibilidade do desempenho financeiro e operacional, otimizando estoques e melhorando o gerenciamento de pedidos em todos os canais.

O produto também é localizado para atender aos requisitos locais de faturamento, impostos e relatórios, além de automatizar processos financeiros, como a criação de faturas de fornecedores, a captura de faturas e as consolidações de pagamentos bancários do Centro Nacional de Automação Bancária (CNAB) de subsidiárias no Brasil.

Está disponível ainda para o mercado nacional o Conector NetSuite para Shopify. Com ele, clientes conjuntos podem eliminar a entrada manual de dados, reduzindo erros e evitando atrasos por meio da transferência de dados automatizada entre a NetSuite, aplicativos de comércio eletrônico e o ponto de venda business-to-consumer da Shopify.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas