🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
empreendedorismo
Mastercard
Mulheres
Opinium Research

80% das mulheres brasileiras quer empreender, mas financiamento é obstáculo

Oito em cada dez (80%) das mulheres brasileiras já consideraram abrir ou administrar o próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira é a falta de financiamento, apontada por 37% delas como o maior obstáculo para empreender no Brasil atualmente. São dados de uma pesquisa realizada pela Opinium Research, […]

Publicado: 06/12/2025 às 12:22
Leitura
2 minutos
"Uma mulher negra com cabelo afro, vestindo uma camisa jeans, está sentada à frente de duas pessoas em um ambiente de escritório. Ela segura um papel e parece estar participando de uma entrevista ou reunião. As outras duas pessoas, um homem e uma mulher, estão sentadas de costas para a câmera, com laptops abertos à sua frente. O ambiente tem uma decoração moderna, com uma planta verde ao fundo (mulheres)
Construção civil — Foto: Reprodução

Oito em cada dez (80%) das mulheres brasileiras já consideraram abrir ou administrar o próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira é a falta de financiamento, apontada por 37% delas como o maior obstáculo para empreender no Brasil atualmente.

São dados de uma pesquisa realizada pela Opinium Research, a pedido da Mastercard, e divulgada essa semana. O estudo foi conduzido entre 16 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025 com 42,5 mil entrevistadas de 41 países, incluindo 2 mil no Brasil.

O estudo aponta que apenas 58% das mulheres no Brasil se consideram empreendedoras, um percentual próximo ao dos homens (60%). Entre aquelas que desejam iniciar um negócio, os setores mais buscados são venda online, com 20%, alimentação e bebidas (18%) e cosméticos (18%).

Veja mais: “Estamos saindo de um modelo globalizado para um regionalizado”, diz CEO da HP

Quase um quarto (24%) das mulheres disseram que “não é possível para alguém como elas” abrir um negócio – número ainda maior entre mulheres da geração Z (33%).

A pesquisa aponta também que 58% das empreendedoras brasileiras utilizam inteligência artificial (IA) nos negócios, e 71% relatam que a tecnologia trouxe ganhos de tempo e/ou redução de custos. Apesar disso, 47% ainda se sentem inseguras contra fraudes e ataques cibernéticos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas