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Banco Carrefour acelera acordos financeiros com clientes usando IA

O Banco Carrefour, unidade financeira do grupo varejista de origem francesa, adotou uma solução baseada em inteligência artificial para aperfeiçoar seus processos de negociações. A solução, chamada Mia, foi criada por uma empresa chamada Monest, especialista em recuperação de ativos feita com IA. Primeiro foi feita uma prova de conceito (PoC) com a Mia. Segundo […]

Publicado: 09/12/2025 às 02:12
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A imagem mostra uma mão segurando um smartphone, que exibe o logotipo do Carrefour na tela. O logo consiste em um ícone azul e vermelho ao lado do nome "Carrefour" escrito em azul. Ao fundo, há um laptop prateado com teclado preto, parcialmente visível. A cena sugere um ambiente de trabalho ou um contexto digital relacionado à marca Carrefour.
Construção civil — Foto: Reprodução

O Banco Carrefour, unidade financeira do grupo varejista de origem francesa, adotou uma solução baseada em inteligência artificial para aperfeiçoar seus processos de negociações. A solução, chamada Mia, foi criada por uma empresa chamada Monest, especialista em recuperação de ativos feita com IA.

Primeiro foi feita uma prova de conceito (PoC) com a Mia. Segundo as partes, a solução viabilizou negociações financeiras de forma mais “personalizada, humanizada e ágil”. A IA opera via WhatsApp e atende um número significativo de clientes inadimplentes, oferecendo acordos para cada um.

Nessa prova, a Mia realizou 503 acordos com clientes inadimplentes do Banco Carrefour em 30 dias, convertendo 50% em acordos. Com a otimização dos processos de cobrança, a agente da Monest alcançou 2.017% a mais de valor em acordos gerados e aumento de 112% de ROI em relação ao grupo experimental, diz a empresa.

Leia mais: O dilema da inovação: máquinas eficientes e humanos exaustos

Foram realizados, ao todo, 4.073 atendimentos, com o envio de 23.048 mensagens via WhatsApp e a confirmação de 2.454 identidades. O tempo médio para o primeiro atendimento foi de 18 segundos, enquanto o tempo médio para a conclusão total do atendimento foi de 21 minutos.

Isso resultou em acordos com um desconto médio de 4% e uma média de 10 parcelas para a quitação das dívidas.

“Para nós, é importantíssimo que o consumidor seja bem atendido e, com a Mia, conseguimos unir IA com a humanização, proporcionando um contato mais ágil, e alinhado às necessidades do negócio e do cliente”, diz em comunicado Thomas Merodak, head de customer retention, collection e financial products do Banco Carrefour.

Segundo o varejista, os resultados do case com a Monest indicam um aumento do uso da Mia nos próximos meses.

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