🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
BioCatch
fraudes
roubos
smartphones

Exclusiva: Brasil reduz em 75% fraudes com celulares roubados no 1º trimestre de 2025

O Brasil conseguiu reduzir o número de fraudes com celulares roubados ao longo do primeiro trimestre de 2025. A união de esforços entre instituições financeiras, operadoras de telefonia e órgãos reguladores, além do uso de tecnologia comportamental, tem permitido uma resposta mais rápida que tem melhorado a proteção dos consumidores. Ao menos é o que […]

Publicado: 06/12/2025 às 06:48
Leitura
2 minutos
Imagem de várias pessoas usando smartphones ao mesmo tempo, focando nas mãos e dispositivos móveis, em um ambiente social (fraudes)
Construção civil — Foto: Reprodução

O Brasil conseguiu reduzir o número de fraudes com celulares roubados ao longo do primeiro trimestre de 2025. A união de esforços entre instituições financeiras, operadoras de telefonia e órgãos reguladores, além do uso de tecnologia comportamental, tem permitido uma resposta mais rápida que tem melhorado a proteção dos consumidores.

Ao menos é o que indicam dados recentes da BioCatch, empresa de tecnologia especializada em biometria comportamental para prevenção de fraudes digitais. Segundo a empresa, os clientes brasileiros relataram redução de 75% nos casos de fraude por dispositivo roubado no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024 — e de 83% em relação ao primeiro trimestre de 2023.

Esses números mostram, segundo a BioCatch, que a estratégia coordenada adotada no Brasil está gerando resultados tangíveis. No resto da América Latina, no entanto, observa-se um movimento contrário: houve no período um aumento de até 50% nos casos de fraude envolvendo dispositivos roubados na Argentina, Colômbia, México e Peru.

Leia mais: Vibe coding: como essa ferramenta está transformando o setor tech

No Peru foram registrados mais de 1,7 milhão de roubos em 2023, e na Argentina o roubo de dispositivos corresponde a 27% de todos os crimes. Nesses casos, os criminosos aproveitam o uso em locais públicos para furtar aparelhos, posteriormente usados para acessar contas bancárias, transferir recursos e executar outras fraudes.

“Biometria comportamental e regulamentação, aliadas à colaboração entre instituições, são capazes de antecipar ameaças e prevenir perdas com alta precisão. Os resultados mostram que esse é o caminho certo diante de um cenário cada vez mais sofisticado e esperamos ter avanços nas contas de passagem ou laranjas também”, diz em comunicado Cassiano Cavalcanti, diretor de pré-vendas para a América Latina da BioCatch.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas