🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
agentes de IA
comércio
IFTF
varejo
Visa

Agentes de IA vão alterar drasticamente a forma como compramos, alerta relatório da Visa

Desafios de identidade digital pessoal, o uso de agentes de inteligência artificial e a influência da chamada “geração alfa”, que começa a entrar na vida adulta, são alguns dos elementos que vão influenciar fortemente o comércio do futuro. É o que indica um relatório recente publicado pela Visa e pelo Institute for the Future (IFTF). […]

Publicado: 06/12/2025 às 10:04
Leitura
3 minutos
Mão humana tocando um ícone digital de carrinho de compras em uma interface futurista, com elementos gráficos e luzes brilhantes. A imagem representa compras online, e-commerce e tecnologia no varejo (compras, procurement, shop, e-commerce, varejo, gartner, nuvemshop, visa)
Construção civil — Foto: Reprodução

Desafios de identidade digital pessoal, o uso de agentes de inteligência artificial e a influência da chamada “geração alfa”, que começa a entrar na vida adulta, são alguns dos elementos que vão influenciar fortemente o comércio do futuro. É o que indica um relatório recente publicado pela Visa e pelo Institute for the Future (IFTF).

O relatório – chamado O Comércio do Amanhã, Hoje traça quatro grandes cenários possíveis que comerciantes, bancos e consumidores podem enfrentar na próxima década.

Segundo os autores, a IA e as plataformas digitais podem transformar radicalmente o processo de compras e os comportamentos gerais de negócios e consumidores no Brasil e no mundo.

Leia mais: AWS e UFMG lançam projeto com IA para acompanhar tratamento oncológicos no SUS

“Com o cenário do comércio e da IA evoluindo em velocidade sem precedentes em nossa região, agora mais do que nunca, a confiança e a transparência serão cruciais”, diz em comunicado Romina Seltzer, diretora de produtos e inovação para a Visa na América Latina e no Caribe.

O relatório diz que agentes de IA se tornarão onipresentes, com o potencial de “revolucionar a forma como os indivíduos se envolvem com finanças”. Os dados da Visa revelam que 82% dos brasileiros expressam interesse em assistentes pessoais com tecnologia de IA (acima da média global de 76%).

Junto com a biometria (que gerou 80% de interesse), é uma das tecnologias mais bem aceitas no País.

No entanto, a confiança e segurança que os brasileiros têm atualmente em instituições de comércio é baixo (37%) comparado à média global (44%). Os consumidores brasileiros valorizam transparência e segurança, atualmente depositados em marketplaces (56%), com níveis os mais baixos depositados em mídias sociais (26%) e influenciadores (13%).

Comércio agêntico

A Visa e o IFTF acham que, na próxima década, esses agentes serão “extensões digitais” das pessoas, podendo comprar, negociar preços e gerenciar pagamentos em nosso nome. Eles passariam a servir como “compradores pessoais de confiança”.

Essa mudança aponta para o surgimento do comércio agêntico. Isso, claro, deve mudar a verificação de identidade e exigir mais segurança das informações, tornando o processo de comprovação de identidades baseado em biometria avançada.

É possível baixar os primeiros capítulos do relatório nesse endereço.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas