A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou oficialmente, o Programa de Incubação de Startups em Portugal. O anúncio foi feito pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, no Escritório da ApexBrasil em […]
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou oficialmente, o Programa de Incubação de Startups em Portugal. O anúncio foi feito pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, no Escritório da ApexBrasil em Lisboa, logo após a cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil no Web Summit 2025.
O programa vai abrir as portas do Escritório da ApexBrasil em Lisboa – inaugurado em 2025 -, para dez startups brasileiras desenvolverem, presencialmente, seus projetos de expansão internacional, promoção comercial e atração de investimentos em Portugal e em outros mercados europeus. A primeira turma será iniciada em 2026, com duração de até nove meses.
“Dez empresas vão passar nove meses aqui em Lisboa, no nosso escritório da Apex, buscando se internacionalizar, com uma agenda de trabalho intensa. Ano que vem virão outras dez. Essa é uma grande oportunidade, e nós estamos dando um passo à frente do Web Summit, mostrando que o Brasil é um parceiro global confiável e inovador”, afirmou Jorge Viana durante o lançamento.
Leia mais: A jornada da IA: segurança em primeiro lugar é estratégia, não luxo
As dez startups selecionadas foram escolhidas entre 108 empresas de alto potencial internacional, previamente identificadas pela curadoria do Web Summit e pela plataforma global de inovação Plug and Play, parceira da Agência na seleção. Desse grupo inicial, 30 empresas avançaram para a etapa final, da qual saíram as dez escolhidas para integrar o programa de incubação. O anúncio das selecionadas ocorreu durante a cerimônia de lançamento.
As empresas selecionadas são AIPER, biotech (SP); Beeviral, martech (RJ); Wood Chat, climatech (AC); BioLinker, biotech (SP); Just Travel, traveltech (BA); Hope, agritech (SP); PixNow, fintech (SP); SleepUp, healthtech (SP); SST, deeptech (SP); e 593iCAN, indústria (SP).
Durante o lançamento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, também ressaltou a importância da parceria. “O Sebrae está aqui junto com a Apex porque esse é um mundo que não tem mais volta. Se nós não tivermos um mecanismo de indução, que é o papel do Sebrae, do espírito empreendedor e de preparação para o mercado globalizado, não estaremos cumprindo com responsabilidade a nossa tarefa”, disse.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!