🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Auren
executivo de ti do ano
Executivo de TI do Ano 2023
IT Forum Salvador

Auren: resiliência e jogo de cintura

A criação da Auren Energia, companhia de capital aberto originada da fusão da Votorantim Energia e da CESP, envolveu um enorme desafio de tecnologia da informação (TI). Em um projeto de pouco mais de cem dias e sem impacto nas operações da empresa, a Auren integrou distintas arquiteturas tecnológicas, estruturas de governança, sistemas corporativos, áreas […]

Publicado: 06/12/2025 às 07:03
Leitura
3 minutos
Cesar Heiji Ischida, diretor de TI e Digital da Auren, durante o IT Forum Salvador
Construção civil — Foto: Reprodução

A criação da Auren Energia, companhia de capital aberto originada da fusão da Votorantim Energia e da CESP, envolveu um enorme desafio de tecnologia da informação (TI). Em um projeto de pouco mais de cem dias e sem impacto nas operações da empresa, a Auren integrou distintas arquiteturas tecnológicas, estruturas de governança, sistemas corporativos, áreas e processos de negócios. Mas os desafios para o executivo de TI à frente da fusão foram além das questões tecnológicas: Cesar Heiji Ischida, diretor de TI e Digital da Auren, precisou gerenciar também uma mudança organizacional.

O êxito na missão rendeu uma série de benefícios à nova empresa, além do Prêmio Executivo de TI do Ano 2023 na categoria Utilities à Ischida. “Vejo esse prêmio como resultado do time de tecnologia, mas muito também da resiliência e da confiança que a empresa e as pessoas depositaram na minha liderança”, avalia Ischida, que já havia participado do projeto de privatização da CESP, em 2020, assumiu a posição de executivo de TI da Auren ao longo do projeto.

Leia também: Conheça os CIOs vencedores do prêmio Executivo de TI 2023!

O diretor conta que, apesar da compra da CESP pela Votorantim Energia, a organização seguiu atuando com total independência, com cultura e arquitetura tecnológica próprias. “Como todo processo de fusão, a empresa sentiu o choque cultural, perdeu produtividade e viveu conflitos de times”, afirma Ischida.

Foram executadas mais de 30 iniciativas envolvendo migração e unificação de processos, sistemas e dados, além da inauguração de um novo centro de operações que unificou a operação remota de todas as plantas de geração da Auren. “O programa foi executado com sucesso sem impactar a continuidade do negócio, obtendo ganhos de sinergia e reduzindo o custo total de propriedade de TI em 30%”, revela Ischida.

O executivo conta que os esforços de integração viabilizaram uma redução de R$ 4 milhões em despesas recorrentes de TI com sistemas e serviços sobrepostos. Além disso, desmobilizou um escritório e com ele todas as despesas de infraestrutura tecnológica implicadas. “Isso viabilizou outros investimentos em segurança da informação e desenvolvimento de novas soluções.”

*Texto originalmente publicado na 29ª edição da Revista IT Forum, disponível aqui.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas