🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
banco central
PIX

Bancos iniciam oferta do Pix Automático nesta segunda-feira

Está disponível a partir desta segunda-feira (16) o Pix Automático. A nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) promete substituir o débito automático e os boletos. A nova extensão do Pix permite que os usuários autorizem pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviço. O cliente concede a autorização uma única […]

Publicado: 06/12/2025 às 03:20
Leitura
3 minutos
Pessoa segurando um smartphone que exibe na tela o logo do Pix, sistema de pagamento instantâneo brasileiro desenvolvido pelo Banco Central. O logotipo é composto por um símbolo geométrico verde ao lado da palavra "Pix" em letras estilizadas, seguido da frase "powered by Banco Central". O fundo da tela é branco e o ambiente ao redor tem iluminação com tons de azul e laranja desfocados (Sensedia)
Construção civil — Foto: Reprodução

Está disponível a partir desta segunda-feira (16) o Pix Automático. A nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) promete substituir o débito automático e os boletos.

A nova extensão do Pix permite que os usuários autorizem pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviço. O cliente concede a autorização uma única vez, e os débitos ocorrem automaticamente na conta do pagador.

Desde maio, o Banco do Brasil já havia disponibilizado o Pix Automático para seus clientes. A maioria das instituições financeiras, no entanto, passa a oferecê-lo a partir de hoje.

Segundo o BC, o débito automático tem potencial para beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito.

Leia mais: BC lança Pix Automático para pagamentos recorrentes

A nova solução tecnológica também promete tornar a cobrança mais simples para as empresas, ao facilitar a adesão ao pagamento automático.

Atualmente, o débito automático tradicional exige a celebração de convênios individuais com cada banco, o que, na prática, restringe o serviço a grandes companhias. Com o pagamento instantâneo automático, será suficiente que a empresa ou o MEI solicite a adesão diretamente à instituição financeira na qual possui conta.

O modelo é válido apenas para pessoas físicas como pagadoras e para empresas ou prestadores de serviços como recebedores.

Os pagamentos periódicos entre pessoas físicas, como o repasse de mesadas ou o pagamento de salários de empregados domésticos, devem ser realizados por meio de outra modalidade: o Pix Agendado Recorrente, cuja implementação se tornou obrigatória a partir de outubro de 2024.

Novo modal do Pix tem desafio de segurança

Apesar das facilidades que oferece, o Pix Automático apresenta alguns riscos de segurança. O principal deles é a possibilidade de pessoas serem vítimas de golpes de empresas falsas, que podem enviar cobranças indevidas e direcionar os pagamentos para contas de terceiros.

Para evitar esse tipo de situação, o Banco Central criou regras específicas que as empresas precisam seguir antes de aderirem ao modal.

Os bancos e as instituições de pagamento terão que realizar uma checagem detalhada das empresas interessadas. Essa verificação será feita em três etapas: análise dos dados cadastrais, avaliação da compatibilidade entre a atividade da empresa e o serviço que ela deseja oferecer por meio do Pix Automático, além de consulta ao histórico de relacionamento da empresa com a instituição financeira.

Além disso, para reduzir o risco de fraudes por parte de negócios recém-criados, apenas empresas com pelo menos seis meses de funcionamento poderão utilizar essa nova forma de cobrança.

*Com informações da Agência Brasil

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas