🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Bill Gates
IA
trabalho

Bill Gates prevê semana de trabalho de 2 ou 3 dias com avanço da IA

Em participação no The Tonight Show com Jimmy Fallon, o cofundador da Microsoft, Bill Gates, voltou a levantar uma questão provocadora: com a inteligência artificial (IA) assumindo cada vez mais tarefas humanas, será que a semana de trabalho tradicional ainda faz sentido? “Como serão os empregos? Devemos trabalhar apenas dois ou três dias por semana?”, […]

Publicado: 08/12/2025 às 01:55
Leitura
3 minutos
Bill Gates, vestindo um terno, de perfil. Ao fundo, uma parede azul
Construção civil — Foto: Reprodução

Em participação no The Tonight Show com Jimmy Fallon, o cofundador da Microsoft, Bill Gates, voltou a levantar uma questão provocadora: com a inteligência artificial (IA) assumindo cada vez mais tarefas humanas, será que a semana de trabalho tradicional ainda faz sentido? “Como serão os empregos? Devemos trabalhar apenas dois ou três dias por semana?”, questionou o bilionário durante a entrevista, conforme reportado pela Fortune.

A ideia não é nova. Em 2023, ainda nos primeiros meses da popularização do ChatGPT, Gates já havia mencionado que a sociedade poderia eventualmente migrar para uma semana de três dias úteis, e que seria necessário repensar como aproveitar o tempo livre. “Se olharmos com mais distância, o propósito da vida não é apenas ter empregos”, afirmou em entrevista ao podcast What Now?, apresentado por Trevor Noah.

Leia também: Siemens aposta em automação virtual para flexibilizar indústria

Redução da jornada como resposta ao burnout e à crise demográfica

A perspectiva de menos dias úteis soa como música para muitos trabalhadores, especialmente após a pandemia, em meio a crescentes casos de esgotamento e desconexão. Dados apontam que a adoção da semana de quatro dias pode aumentar a produtividade em 24% e reduzir o burnout pela metade.

O movimento começa a ganhar força globalmente. Tóquio, por exemplo, anunciou recentemente a adoção de uma jornada semanal de quatro dias como medida para tentar conter a queda na taxa de natalidade japonesa.

Outros líderes também enxergam a IA como catalisadora de um novo modelo de trabalho. Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, chegou a afirmar que a inteligência artificial pode levar a uma jornada de três dias e meio. No entanto, sua empresa acaba de reforçar a obrigatoriedade do retorno ao escritório cinco dias por semana, o que mostra que, na prática, a mudança ainda está distante.

Médicos e professores: os primeiros a sentir os efeitos

Ao ser questionado sobre quais profissões devem ser mais impactadas, Gates apontou médicos e professores como duas das categorias mais propensas a passar por transformação com o uso de IA — mas, segundo ele, com ganhos para a sociedade. “Com a IA, nos próximos dez anos, a inteligência se tornará algo gratuito e comum — teremos ótimos conselhos médicos e excelente tutoria”, afirmou na entrevista.

Segundo Gates, ainda haverá funções que continuarão a ser desempenhadas por humanos — como jogar beisebol profissional —, mas boa parte do trabalho de produção, transporte e agricultura será resolvida por máquinas. “Fazer coisas, mover coisas, cultivar alimentos… com o tempo, esses serão problemas solucionados”, disse.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas