🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Casas Bahia
Databricks
Genie
inteligência artificial

Casas Bahia avança em dados e IA para se reinventar no varejo

O Grupo Casas Bahia deu detalhes essa semana do uso que tem feito do AI/BI Genie, da Databricks, para avançar no uso de dados e de inteligência artificial. A meta é não só aprimorar as tomadas de decisão do grupo varejista, mas também enfrentar um setor cada vez mais competitivo. A empresa tem atualmente cerca […]

Publicado: 10/12/2025 às 00:58
Leitura
2 minutos
Interior de uma loja das Casas Bahia, com diversos produtos eletrônicos expostos, como televisores, smartphones e acessórios. O ambiente é organizado e iluminado, com funcionários atendendo clientes. No centro, destaque para a área de tecnologia e um grande letreiro azul com o logotipo das Casas Bahia (casas bahia, black friday, pagamento)
Construção civil — Foto: Reprodução

O Grupo Casas Bahia deu detalhes essa semana do uso que tem feito do AI/BI Genie, da Databricks, para avançar no uso de dados e de inteligência artificial. A meta é não só aprimorar as tomadas de decisão do grupo varejista, mas também enfrentar um setor cada vez mais competitivo.

A empresa tem atualmente cerca de 35 mil colaboradores, presença em mais de 500 municípios de 22 estados e no DF. Possui capital aberto na B3 desde 2013, e controla marcas como Casas Bahia, Pontofrio, Extra, banQi, Bartira e CBfull.

Com milhões de transações diárias e uma grande vitrine virtual, as Casas Bahia enfrentavam desafios de integração de dados de logística, vendas e prevenção de fraudes. O uso de Genie permitiu, entre outras coisas, integrar IA para consultas por chat, fazer modelagem preditiva para gestão de estoque e vendas, além de detectar fraudes em tempo real.

Com isso, a empresa reduziu o tempo de análise de seis horas para dois minutos e promoveu uma cultura de dados acessível. O grupo priorizou logística e vendas. A meta era aprimorar a previsão de demanda, ajustar níveis de estoque e otimizar campanhas de marketing com base em dados concretos.

Leia mais: Mercado Livre propõe mudança de domicílio de Delaware para o Texas

Antes da implementação, a dependência de SQL criava barreiras significativas. “Analistas de negócios precisavam dominar SQL, dificultando o progresso e gerando sobrecarga na equipe técnica”, relembra em comunicado Diego Caxito, diretor de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.

Democratizando o acesso

Ao integrar o Genie ao ecossistema Databricks, o Grupo Casas Bahia tornou insights e dados mais acessíveis. As equipes podem fazer perguntas em linguagem natural no Microsoft Teams e receber respostas instantâneas, otimizando a tomada de decisões.

“Hoje conseguimos prever quando os produtos chegarão a níveis críticos de estoque e agir proativamente para evitar interrupções”, diz Caxito.

O grupo tem planos de integrar o Genie ao Power BI e expandir recursos preditivos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas