🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
caminhão elétrico
Citrosuco
ESG
Volvo

Citrosuco usará caminhão Volvo elétrico para transporte de carga

A Citrosuco iniciou os testes do caminhão totalmente elétrico da Volvo, o FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos. A rota é crucial para a empresa, pois  liga a maior fábrica de produção de suco de laranja ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de […]

Publicado: 07/12/2025 às 12:16
Leitura
3 minutos
citrosuco, caminhão elétrico, volvo, Frete.com
Construção civil — Foto: Reprodução

A Citrosuco iniciou os testes do caminhão totalmente elétrico da Volvo, o FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos. A rota é crucial para a empresa, pois  liga a maior fábrica de produção de suco de laranja ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de 100 países.

Os testes integram as metas de ESG da empresa assumidas em 2022, que buscam descarbonizar suas operações. Até 2030, a empresa busca reduzir as emissões de CO2 nos escopos 1 e 2 em 28% e aumentar as remoções líquidas, buscando o balanço líquido positivo de remoções e emissões de GEE.

“Temos o compromisso de impulsionar as melhores práticas na Citrosuco. Nosso objetivo com esse projeto é avaliar as possibilidades para que possamos no futuro contar com uma frota totalmente elétrica. Para esse teste, contamos com toda a expertise e suporte da Volvo”, explicou Claudemir Henrique de Oliveira, gerente geral de logística e terminais da Citrosuco.

Leia também: DuckDuckGo lança versão beta de navegador com foco em privacidade

Oliveira conta que a jornada de testes foi positiva, com o primeiro teste optando por um peso intermediário no caminhão. Já no segundo teste, o veículo seguiu com seu peso máximo, de 44 toneladas.

“Ambos os pilotos salientaram a excelência de desempenho do torque instantâneo e da autonomia de recarga dos freios regenerativos, importantes em trechos de subida e descida com carga, além de tempo e quantidades necessárias para carregamento do veículo. Mas o mais importante são os ganhos econômicos e ambientais que o veículo pode proporcionar a médio e longo prazo para a nossa operação”, complementa Oliveira.

Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo, explica que o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). Além disso, tem potência de até 490 kW (660hp).

“Este é um veículo que atende bem o transporte de distribuição entre grandes centros. Além de zero emissões de gases, o caminhão tem baixíssimo nível de ruído”, comenta.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas