🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
automação
EDP
RPA

Com automação de processos, EDP ganha salto em otimização em Procurement

Com alto volume de operações na área de Procurement, inúmeras transações mensais e diversos fornecedores, a EDP, multinacional do setor elétrico, procurou no mercado uma solução de automação dos processos que permitisse a gestão centralizada com alto índice de ganho e eficiência operacional. A plataforma MAI, da Membran-i, solução SaaS de negociação em rede B2B, […]

Publicado: 08/12/2025 às 22:29
Leitura
3 minutos
Construção civil — Foto: Reprodução

Com alto volume de operações na área de Procurement, inúmeras transações mensais e diversos fornecedores, a EDP, multinacional do setor elétrico, procurou no mercado uma solução de automação dos processos que permitisse a gestão centralizada com alto índice de ganho e eficiência operacional. A plataforma MAI, da Membran-i, solução SaaS de negociação em rede B2B, foi a escolhida.

A EDP está presente em 16 países e atua em toda a cadeia de valor, desde a geração até a distribuição, transmissão e comercialização de energia. No Brasil, a empresa tinha como estratégia otimizar sua área de compras e investir em uma plataforma para que esses processos fossem realizados eletronicamente.

Para isso, a companhia optou pela contratação da solução SaaS de negociação em rede B2B, da MAI, capaz de estruturar demandas e ofertas de mercado e proporcionar negociações anônimas, baseado em inteligência de dados, em tempo real e com segurança.

Durante a implementação da plataforma MAI, a Membran-i analisou os gastos anuais do cliente, classificando os produtos e serviços em dois grupos: estratégicos (25%) e não estratégico (75%). Isso resolveu a necessidade inicial da EDP, que ganhou produtividade e eficiência no planejamento de demandas e negociação de produtos e serviços não estratégicos, com economia para custo total de aquisição desses itens.

A solução impactou diretamente na produtividade da área ao automatizar os processos de cotação e negociação, trazendo economia na aquisição de suprimentos. Após a adoção da MAI foi possível mensurar uma média de 68% em ganhos de processos, 23% de economia média, além da possibilidade de ter mais opções de fornecimento e Compliance nas negociações.

“Cerca de 75% das nossas requisições são de baixo valor e isso toma muito tempo da equipe de compras, tirando um tempo precioso em que poderia focar nas negociações estratégicas. Com a plataforma MAI pretendemos concentrar os esforços do time no que traz mais ganho financeiro para a empresa. Além disso, a solução com toda a tecnologia embarcada, torna o processo de compras operacionais mais ágil e barato”, destaca Neverton Timm, Head de Supply Chain da EDP Brasil.

Para Florent Desidério, fundador e CEO da Menbran-i, ter um cliente como a EDP, que gera um alto volume de transações, reforça que a negociação em rede é uma tendência forte que veio para ficar.

“Percebemos a digitalização impulsionada pela pandemia, e as vendas eletrônicas B2B só tendem a crescer. Segundo estudo do Gartner, até 2025, 80% das interações de vendas B2B entre compradores e fornecedores serão por meio digital. Isso tudo proporcionado pela convergência de hiperautomação, decisões via inteligência artificial e escalabilidade digital”, explica o CEO.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas