No Brasil, 42% dos líderes empresariais dizem ter dificuldades para acompanhar o ritmo de mudanças tecnológicas, e 53% afirmam não saber como seus setores estarão entre os próximos três a cinco anos. Os dados fazem parte da segunda edição da pesquisa global Catalisador da Inovação, divulgada essa semana pela Dell Technologies e feita em parceria […]
No Brasil, 42% dos líderes empresariais dizem ter dificuldades para acompanhar o ritmo de mudanças tecnológicas, e 53% afirmam não saber como seus setores estarão entre os próximos três a cinco anos. Os dados fazem parte da segunda edição da pesquisa global Catalisador da Inovação, divulgada essa semana pela Dell Technologies e feita em parceria com a Vanson Bourne.
Foram ouvidos 2.850 líderes em 40 mercado globais, incluindo o Brasil. A IA generativa, talvez a mais nova e “hypada” das tecnologias atuais, é um desafio para 100% das empresas pesquisadas, que admitem que as equipes ainda precisam desenvolver conhecimento para usar todo seu potencial. Apesar disso, 94% dos executivos brasileiros acham que a IA generativa transformará significativamente suas indústrias, aumento de 4 pontos percentuais em relação aos 88% da versão de 2024 do estudo.
A falta de conhecimento aparece como principal barreira para a implementação dos projetos de IA. Entre os 92% que afirmam enfrentar barreiras na implementação, 44% reportam a falta de conhecimento das equipes como maior obstáculo, seguido por segurança dos dados (37%) e capacidade de acompanhar o ritmo de mudanças da tecnologia (37%).
Leia também: UNIP–Objetivo adota IA para ampliar engajamento e acessibilidade de videoaulas
Ainda assim, o estudo indica avanço na implementação dos projetos de IA generativa nas empresas brasileiras, com 22% em fase madura de adoção, contra 12% de 2024. E 88% afirmam que estão obtendo retorno sobre investimento e mais produtividade com a tecnologia.
Quando questionadas sobre os projetos prioritários de TI para 2025, 62% das empresas reportam integrar IA e IA generativa aos negócios segue como um dos principais investimentos, atrás apenas de iniciativas de segurança cibernética (67%).
O estudo também mapeia como as empresas estão preparando suas infraestruturas de TI para o enorme volume de dados em soluções de IA generativa. Quase todas (96%) planejam aumentar capacidade de armazenamento ainda esse ano, mas apontam como desafio os custos para expansão (47%), preocupações com segurança de dados e privacidade (46%) e gerenciar o crescente volume de dados com eficiência (41%).
Segundo a pesquisa, 97% das empresas dizem enfrentar desafios para identificar, preparar e usar os dados de forma adequada para os projetos de IA generativa – sendo que metade (50%) enfrentam barreiras para integrar esses sistemas com a atual infraestrutura de TI e plataformas de dados. Outros desafios incluem segurança e privacidade (43%), falta de conhecimento em ciência de dados e IA (37%), e os volumes massivos de dados incompletos que precisam de limpeza e pré-processamento (36%).
“À medida que a IA representa um dos pilares da inovação, as empresas precisam investir em infraestruturas modernas, escaláveis e sustentáveis”, afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies Brasil. “Sem uma base tecnológica robusta e o tratamento adequado dos dados, será impossível acompanhar o ritmo de disrupção e ser competitivo no mercado.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!