🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
5G
5G Open Innovation Center
Ericsson
Inovação aberta

Ericsson inaugura centro de inovação aberta baseada em 5G

A Ericsson anunciou essa semana a inauguração, em Indaiatuba (SP), de um centro de inovação chamado 5G Open Innovation Center. Trata-se de uma estrutura de inovação aberta para fomentar a colaboração entre empresas, universidades e startups e criar um “ecossistema de referência” na criação de casos de uso baseados em 5G. “Nossa ideia com o […]

Publicado: 08/12/2025 às 06:25
Leitura
3 minutos
Uma representação digital da tecnologia 5G sobre a Terra. A imagem mostra o planeta visto do espaço, com linhas de conexão digitais formando uma rede em volta, simbolizando a conectividade global do 5G. No topo, o texto '5G' aparece em destaque, reforçando o tema de conectividade avançada e inovação tecnológica. O fundo é escuro, destacando os pontos de luz e as linhas da rede, conexões, conexão
Construção civil — Foto: Reprodução

A Ericsson anunciou essa semana a inauguração, em Indaiatuba (SP), de um centro de inovação chamado 5G Open Innovation Center. Trata-se de uma estrutura de inovação aberta para fomentar a colaboração entre empresas, universidades e startups e criar um “ecossistema de referência” na criação de casos de uso baseados em 5G.

“Nossa ideia com o novo centro de inovação é proporcionar um ambiente aberto para ampliar a cooperação entre parceiros tecnológicos, industriais e integradores para desenvolvermos juntos novos casos de uso da tecnologia a partir da infraestrutura 5G disponível no laboratório. Nosso diferencial está justamente na competência local de longa data em pesquisa e desenvolvimento, que já trabalha com tecnologia de ponta e conta com um ecossistema de colaboração bastante sólido”, defende em comunicado Karam Takieddine, head de inovação da Ericsson para o Cone Sul da América Latina.

Segundo a multinacional sueca, o centro está equipado com equipamentos de realidade aumentada (AR), virtual (VR) e mista (MR), plataforma de design 3D, servidores em cloud, placas de vídeo (GPUs) de útima geração, simuladores de robótica 3D AGVs (Automated Guided Vehicle) e AMRs (Autonomous Mobile Robots), kit drone, câmeras avançadas e sensores de IoT.

O espaço deve contar ainda com três redes: privativa 5G na faixa de 3,7-3,8 GHz, pública 5G na faixa de 3,5GHz e 5G Fixed Wireless Access (FWA).

Leia mais: Na mira das deepfakes: reflexões sobre o futuro da segurança e autenticidade digital

Segundo Edvaldo Santos, vice-presidente de pesquisa da Ericsson para o Cone Sul da América Latina, o impacto do 5G nas novas tecnologias é “enorme”, e o por isso o centro de inovação terá espaço para provas de conceito (PoCs) e demonstrações que combinam IA, tecnologias imersivas, robótica, nuvem e 5G.

“Atualmente, temos um vasto leque de inovações, como o uso de AR para aplicações da indústria 4.0 com robôs controlados pelo movimento dos dedos da mão e não por joysticks; inteligência artificial para que as redes se autogerenciem; comunicação veicular para traslados mais seguros; visão computacional para a tomada de decisão acertada e em tempo real, entre outras”, explica. “E já estamos trabalhando no que vem depois do 5G – para um futuro bem próximo, podemos esperar por iniciativas como gêmeos digitais e representações digitais e programáveis de fenômenos do mundo real.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas