🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
Amcham
engajamento
Humanizadas
liderança

Falta de liderança inspiradora derruba engajamento de times, segundo 72% dos próprios líderes

As lideranças são o motor para o sucesso de uma organização, com 72% dos executivos associando o baixo engajamento dos times à ausência de líderes inspiradores. Para 68%, a preparação desses profissionais faz toda diferença no progresso organizacional – mesmo percentual que aponta a liderança como o maior fator de retenção ou evasão de talentos. […]

Publicado: 06/12/2025 às 03:53
Leitura
2 minutos
Executivo em uma sala de reuniões apontando para um gráfico projetado em uma tela, enquanto apresenta dados de controladoria para um grupo de pessoas. O ambiente é moderno, com detalhes de madeira e vidro, indicando um espaço corporativo. (produto, liderança, líder, julgamentos)
Construção civil — Foto: Reprodução

As lideranças são o motor para o sucesso de uma organização, com 72% dos executivos associando o baixo engajamento dos times à ausência de líderes inspiradores. Para 68%, a preparação desses profissionais faz toda diferença no progresso organizacional – mesmo percentual que aponta a liderança como o maior fator de retenção ou evasão de talentos.

Os dados fazem parte de um estudo divulgado essa semana pela Amcham Brasil, e feito em parceria com a consultoria Humanizadas. Foram ouvidos 765 executivos de diferentes setores e regiões do País.

Leia mais: Brasil é líder global em cookies vazados: 7 bilhões em 2025

“As empresas brasileiras estão despertando para um novo modelo de liderança, mais conectado aos desafios atuais e orientado ao longo prazo. Alta performance hoje exige preparo humano, decisões baseadas em dados e alinhamento entre cultura e estratégia”, pondera em comunicado Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil.

Apesar desse “novo modelo” apontado pelo CEO, o mercado ainda mede sucesso e fracasso com base em indicadores tradicionais: 82% das empresas ainda mensuram desempenho por indicadores financeiros, como lucro, receita ou margem. Esses parâmetros são considerados no estudo “insuficientes” diante de um cenário que exige inovação contínua, engajamento de pessoas e alinhamento entre cultura e estratégia.

A retenção de talentos está diretamente ligada à qualidade da liderança e à coerência entre cultura e propósito. Principais fatores citados por profissionais de alta performance para permanecerem nas empresas são oportunidades reais de crescimento (58%), liderança inspiradora (55%), propósito e alinhamento com valores (48%), autonomia com direção clara (45%), ambiente colaborativo (43%) e remuneração (42%).

Comunicação e desenvolvimento

Segundo os participantes do estudo, a principal razão pela qual estratégias das organizações falham é a execução. Eles citam falhas de comunicação (59%), falta de disciplina na execução (48%) e resistência à mudança (46%).

Para 69% dos líderes, o desenvolvimento de líderes e equipes deveria ser a principal prioridade para melhorar a performance organizacional. Com foco na construção de maturidade estratégica, inovação com propósito e preparo para decisões em ambientes complexos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas