computadores
Gartner
PCs

Gartner: remessas mundiais de PCs aumentaram 1,3% em 2024

Segundo o Gartner, as vendas mundiais de computadores pessoais (PCs) totalizaram 64,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2024, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2023 – o quinto trimestre consecutivo de crescimento. Durante o ano de 2024, as remessas atingiram 245,3 milhões de unidades, aumento de 1,3% em relação ao […]

Publicado: 11/12/2025 às 18:02
Leitura
3 minutos
A imagem mostra uma fileira de notebooks expostos em uma loja de eletrônicos. Os laptops estão inclinados para frente em uma superfície de exposição, com as telas desligadas e os teclados visíveis. Cada dispositivo está conectado a cabos, possivelmente para fins de segurança ou demonstração. O ambiente é bem iluminado, e o foco está nos notebooks, com um fundo desfocado que indica um espaço de loja (notebooks, laptops, computadores, pcs, tarifas)
Construção civil — Foto: Reprodução

Segundo o Gartner, as vendas mundiais de computadores pessoais (PCs) totalizaram 64,4 milhões de unidades no quarto trimestre de 2024, aumento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2023 – o quinto trimestre consecutivo de crescimento. Durante o ano de 2024, as remessas atingiram 245,3 milhões de unidades, aumento de 1,3% em relação ao ano anterior, segundo ano consecutivo com volume abaixo de 250 milhões de unidades.

Considerando a participação de mercado, a Lenovo se manteve na primeira posição como maior fabricante do mundo, com 16,9 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre, ou 26,3% de market share. A HP vem em seguida, com 21,3%, depois a Dell com 15,5% e, em quarto lugar, a Apple com 15,7%. Os dados incluem desktops e notebooks equipados com Windows, macOS e Chrome OS.

Leia também: Como a IA 3.0 vai transformar o dia a dia de pessoas e empresas

“Esperamos que a demanda por PCs aumente e que o mercado apresente um crescimento sólido em 2025, refletindo o atraso na demanda de atualização de PCs com Windows 11 e o crescente valor para os negócios dos PCs com IA à medida que os casos de uso amadurecem”, diz em comunicado Ranjit Atwal, analista e diretor sênior do Gartner.

A grande tendência que supostamente iria impulsionar as vendas do mercado de PCs deixou um pouco a desejar, segundo o Gartner. Apesar do aumento de expectativas sobre os “AI PCs”, e do ciclo de atualização retardado para o Windows 11, o crescimento é considerado “modesto”. “Para os consumidores, o preço dos PCs com IA foi fator desestimulante para qualquer adoção potencialmente forte, enquanto as incertezas econômicas em algumas regiões, como China e partes da Europa, continuaram a sufocar a demanda”, explica Atwal.

Demanda regional

O mercado dos EUA cresceu 3,5% no quarto trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período em 2023, mas diminuiu no ano em 1,7%. Segundo o Gartner, a estabilidade econômica nos Estados Unidos estabilizou a demanda de PCs, inclusive no setor público, com recuperação do mercado empresarial. Nos EUA é a HP que lidera, seguida da Dell.

Na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) houve declínio após dois trimestres de crescimento, com -1,6% no quarto trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Os volumes de unidades trimestre a trimestre aumentaram 3,9%. Anualmente, o mercado de PCs da EMEA cresceu 1,9% em relação a 2023.

A baixa demanda na China continuou como fator de queda no mercado de PCs na região da Ásia-Pacífico, com mercado total caindo 12% ano a ano na China. O restante da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão, teve desempenho melhor no quarto trimestre de 2024.

O Gartner não divulgou dados específicos da América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Notícias relacionadas