🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
amazon
Big techs
Google
Governo Federal
meta
Ministério da Fazenda
regulamentação

Governo federal finaliza proposta para regulação de big techs

O governo federal está finalizando uma proposta para regulamentar a atuação das grandes plataformas de tecnologia, as chamadas big techs, no país. O documento visa criar um marco regulatório que defina obrigações específicas para as empresas com grande poder de mercado, como Meta, Amazon e Google. Após finalizada, a proposta será enviada ao Congresso Nacional […]

Publicado: 06/12/2025 às 21:54
Leitura
2 minutos
Um homem idoso com barba branca e fato escuro aparece a falar num evento, com expressão séria. O fundo é verde escuro com um elemento gráfico amarelo parcialmente visível. Ele veste camisa branca e gravata azul com padrão.
Construção civil — Foto: Reprodução

O governo federal está finalizando uma proposta para regulamentar a atuação das grandes plataformas de tecnologia, as chamadas big techs, no país. O documento visa criar um marco regulatório que defina obrigações específicas para as empresas com grande poder de mercado, como Meta, Amazon e Google.

Após finalizada, a proposta será enviada ao Congresso Nacional como um projeto de lei complementar. De acordo com o governo, o projeto se baseia em legislações como a Lei dos Mercados Digitais, da União Europeia (UE) e está focado na parte econômica da atuação das big techs. Outros temas como a moderação de conteúdo e transparência algorítmica serão tratados separadamente.

Leia mais: Forrester revela 10 principais tecnologias emergentes para 2025

A elaboração do programa envolveu técnicos da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, com apoio do Cade, ANPD e Senacon. O movimento faz parte de uma estratégia maior da gestão Lula para enfrentar a concentração de poder das plataformas digitais e estruturar uma atuação estatal mais coordenada nesse setor. Segundo informações obtidas pela IstoÉ Dinheiro, o governo pretende criar um órgão regulador para aplicar e fiscalizar as novas regras.

A expectativa é que a nova regulação ajude a equilibrar o ambiente digital, garantindo tratamento justo a empresas menores, proteção ao consumidor e um mercado mais competitivo. Entre os principais tópicos abordados na proposta estão: o conceito de “gatekeeper” — plataformas que atuam como intermediárias indispensáveis entre usuários e empresas; o conceito de big tech — identificadas com base em critérios como volume de negócios, número de usuários e posição estratégica no mercado digital; as regras específicas para cada classificação, incluindo a proibição de autopreferência de empresas gatekeepers a seus próprios produtos e o uso indevido de dados de terceiros.

*com informações do Olhar Digital

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Notícias relacionadas