Primeiro dentre muitos processadores fabricados com o processo de 0,13 mícron, o Tualatin é um Pentium III que dissipa menos calor e consome menos energia do que seus predecessores.
A Intel apresentará na próxima segunda-feira, dia 30, o Tualatin, primeiro dos muitos processadores fabricados com o processo de 0,13 mícron, um Pentium III que dissipa menos calor e consome menos energia do que seus predecessores.
O Tualatin provavelmente estreará em duas freqüências 1,13 GHz e 1,26 GHz segundo fontes próximas à fabricante. Os atuais processadores da Intel, incluindo o Pentium 4, Pentium III, Celeron e Xeon, usam o processo de 0,18 mícron.
Os chips Tualatin serão capazes de trabalhar a freqüências maiores, bem como dissipar menos calor e consumir menos energia do que os processadores de 0,18 mícron, dizem os representantes da Intel. Tal desempenho torna o Tualatin ideal para uso em notebooks e outros sistemas que dependem de menos consumo e menor dissipação de calor, como os servidores.
Algumas fabricantes, incluindo a Compaq e a Toshiba, já prometeram sistemas com Tualatin em seus produtos portáteis quando o processador for lançado. Dell, IBM, HP e outras companhias que oferecem soluções com os mais recentes lançamentos da Intel devem seguir a tradição.
Analistas da indústria esperam que o Tualatin se torne um ótimo candidato à liderança no setor de processadores de baixo consumo e dissipação de calor, concorrendo diretamente com o Crusoe da Transmeta e os chips de 0,13 mícron que estão atualmente em desenvolvimento pela AMD e devem chegar antes do final do ano.
A Intel iniciará a transição da linha Pentium 4 (para computadores de mesa) para o processo de 0,13 mícron durante o quarto trimestre, disse um porta-voz da fabricante. Os primeiros P4 de 0,13 mícron devem ser lançados nas freqüências de Pentium 2 GHz e 2,2 GHz. Na metade de 2002, a Intel oferecerá um Pentium 4 de 2,4 GHz, segundo fontes da companhia.
Os especialistas prevêem que a linha de Pentium 3 para computadores de mesa seja lentamente descontinuada. O nome Pentium III permanecerá como marca para chips para portáteis à medida que as gerações do Tualatin forem aparecendo.
O P4 para portáteis, baseado no processo de 0,13 mícron e trabalhando à 1,5 GHz, deve chegar no início de 2002. Em 2003, a Intel deve apresentar uma nova arquitetura de processadores para notebooks, de codinome Banias, comentam as fontes.