🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...

Intel lança Tualatin oficialmente na próxima semana

Primeiro dentre muitos processadores fabricados com o processo de 0,13 mícron, o Tualatin é um Pentium III que dissipa menos calor e consome menos energia do que seus predecessores.

Publicado: 08/12/2025 às 20:55
Leitura
2 minutos
Intel lança Tualatin oficialmente na próxima semana
Construção civil — Foto: Reprodução

A Intel apresentará na próxima segunda-feira, dia 30, o Tualatin, primeiro dos muitos processadores fabricados com o processo de 0,13 mícron, um Pentium III que dissipa menos calor e consome menos energia do que seus predecessores.

O Tualatin provavelmente estreará em duas freqüências – 1,13 GHz e 1,26 GHz – segundo fontes próximas à fabricante. Os atuais processadores da Intel, incluindo o Pentium 4, Pentium III, Celeron e Xeon, usam o processo de 0,18 mícron.

Os chips Tualatin serão capazes de trabalhar a freqüências maiores, bem como dissipar menos calor e consumir menos energia do que os processadores de 0,18 mícron, dizem os representantes da Intel. Tal desempenho torna o Tualatin ideal para uso em notebooks e outros sistemas que dependem de menos consumo e menor dissipação de calor, como os servidores.

Algumas fabricantes, incluindo a Compaq e a Toshiba, já prometeram sistemas com Tualatin em seus produtos portáteis quando o processador for lançado. Dell, IBM, HP e outras companhias que oferecem soluções com os mais recentes lançamentos da Intel devem seguir a tradição.

Analistas da indústria esperam que o Tualatin se torne um ótimo candidato à liderança no setor de processadores de baixo consumo e dissipação de calor, concorrendo diretamente com o Crusoe da Transmeta e os chips de 0,13 mícron que estão atualmente em desenvolvimento pela AMD e devem chegar antes do final do ano.

A Intel iniciará a transição da linha Pentium 4 (para computadores de mesa) para o processo de 0,13 mícron durante o quarto trimestre, disse um porta-voz da fabricante. Os primeiros P4 de 0,13 mícron devem ser lançados nas freqüências de Pentium 2 GHz e 2,2 GHz. Na metade de 2002, a Intel oferecerá um Pentium 4 de 2,4 GHz, segundo fontes da companhia.

Os especialistas prevêem que a linha de Pentium 3 para computadores de mesa seja lentamente descontinuada. O nome Pentium III permanecerá como marca para chips para portáteis à medida que as gerações do Tualatin forem aparecendo.

O P4 para portáteis, baseado no processo de 0,13 mícron e trabalhando à 1,5 GHz, deve chegar no início de 2002. Em 2003, a Intel deve apresentar uma nova arquitetura de processadores para notebooks, de codinome Banias, comentam as fontes.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas