Até o final do ano, o Datasul Controle de Fretes estará disponível comercialmente na plataforma de serviços Web, da Microsoft. Diretor da unidade de logística da empresa afirma que a idéia é converter todo o sistema de gestão empresarial da Datasul para o formato de componentes, até 2002, facilitando a migração para .NET.
Em dezembro, a fornecedora brasileira de sistemas de gestão empresarial, Datasul coloca no mercado o aplicativo Datasul Controle de Fretes para a plataforma .NET de serviços Web, da Microsoft.
De acordo com Moacir Cardoso, diretor executivo da Datasul Logística, unidade de negócios da Datasul, o aplicativo desenvolvido em tecnologia Progress faz parte do módulo de Logística da empresa que evolve a gestão de controle de fretes. Lançado no início deste ano, o produto já foi implantado em cinco empresas.
Atualmente, o projeto de desenvolvimento do Datasul Controle de Fretes para .NET que utiliza como ferramenta básica o Visual Studio Net, e linguagem C# envolve 15 profissionais, entre analistas e consultores, da Datasul e da Microsoft. O lançamento da versão beta do aplicativo está previsto para outubro.
"Com o produto nativo em linguagem XML, a adaptação a qualquer ambiente é muito mais fácil e todas as regras de negócios do produto estarão disponíveis via Web, tanto para cotação online como a contratação de um frete, por exemplo", explica o executivo.
A independência técnica em relação ao ERP (enterprise resource planning) Datasul EMS Framework, facilitou a escolha do aplicativo da área de logística como o primeiro passo da Datasul na migração de seu sistema de gestão para a nova plataforma Web da Microsoft.
"Com este produto, estamos definindo todos os nossos padrões de metodologia de desenvolvimento para plataforma .NET", ressalta Cardoso que espera aplicar o formato de componentes na nova versão 205 do EMS Framework, até o início de 2002, abrindo o atalho para a migração total do ERP à .NET.