Serviço de mensagens instantâneas da América Online Inc. tem dois servidores comprometidos e uma página Web desfigurada.
Dois servidores do serviço de mensagens instantâneas ICQ foram invadidos na segunda-feira, dia 25, desfigurando ao menos uma página Web.
A America Online Inc., proprietária do serviço ICQ, informou que o problema foi rapidamente resolvido e nenhum dado de usuários foi comprometido. O ICQ é interoperável com o serviço proprietário similar AOL Instant Messenger (AIM).
"No dia 25 de junho de 2001, duas máquinas na rede do ICQ foram comprometidas e páginas Web foram desfiguradas. Estas ações nos levam a supor se outras partes da rede foram comprometidas, possibilitando acesso a mensagens privadas do ICQ, bancos de dados de assinantes ou mais", informou o site de monitoramento de segurança Attrition www.attrition.org.
De acordo com o relatório, um grupo de hackers chamado MiH, ou Men in Hack, comprometeu a página principal do ICQ. "A primeira máquina afetada foi a responsável pela página inicial do ICQ, utilizada para pesquisar a rede do serviço e a base de usuários" afirmou o alerta do site Attrition, emitido ontem.
Em resposta enviada por e-mail, a AOL declarou que estava em alerta sobre uma página no portal www.icq.com que havia sido alterada, acrescentando que a página alterada era uma das 20 mil páginas presentes no site. Segundo o provedor, o problema foi resolvido com uma correção de segurança.