Mais de vinte fabricantes de PCs aguardam os novos chips da AMD. Entres estes estão nomes como Compaq, Hewlett-Packard, Gateway e Micron Electronics.
A AMD lançou hoje novas versões de seu processador Athlon, operando com 1.33GHz e 1.3GHz, aumentando o limite de velocidade de 1.2GHz em seus chips para alta-performance de desktops.
<P>
Os novos chips usam memória de alta-velocidade como o DDR (Double Data Rate), SDRAM (Synchronous Dynamic RAM) e 384 Kbytes de performance em seu cache.
<P>
O chip de 1.33GHz suporta velocidades de até 266MHz (front-side bus), enquanto o 1.3GHz processa a 200MHz (front-side bus), comenta Mark de Frere, gerente de marca Athlon da AMD.
<P>
Já disponibilizados pela AMD, os chips estão sendo esperados por mais de 20 fabricantes de PCs, incluindo Compaq, Gateway, Hewlett-Packard, Micron Electronics, MicronPC.com e Maxdata.
<P>
O chip de 1.33GHz chega ao mercado com o custo de US$ 350 para lotes de 1.000 unidades, enquanto o de 1.3GHz sai por US$ 318 na mesma quantidade, revela o gerente.
<P>
Em comparação com o processador Athlon de 1.2GHz, o chip de 1.33GHz permite uma melhora na performance em torno de 7% e 8%, conforme Nathan Brookwood, analista com Insight 64, em Saratoga, Califórnia. Usando o novo chip, Brookwood credita a melhora de desempenho à memória DDR.
<P>
Segundo o analista, o chip alcança ou até mesmo supera a performance oferecida pelo processador do Pentium 4 da Intel Corp., com 1.5GHz. Estes últimos chips da Athlon permitem que a AMD mantenha sua liderança, até que a Intel apresente seu 1.7GHz para Pentium 4, diz. Para Brookwood, os novos processadores da AMD oferecem performance de qualidade a um preço competitivo.
<P>