Iniciativa conjunta deve suprir necessidades de mão-de-obra especializada das duas empresas. 20% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas técnicas da cidade.
A Nokia e a Fuji Máquinas Industriais acabam de inaugurar em Manaus um Centro de Treinamento em Tecnologia de Montagem em Superfície. Primeiro da América do Sul, o centro tem 65% dos investimentos feitos pela Nokia valores não revelados e capacidade para receber 16 alunos por turno, em cursos com duração de duas a três semanas, ou cerca de 300 pessoas em um ano.
Nosso objetivo é qualificar e capacitar pessoal especializado em uma tecnologia fundamental para nossos negócios, diz Roberto Silvestre, gerente de engenharia de manufatura da Nokia e coordenador do projeto. O executiva lembra que a escolha da Fuji aconteceu por se tratar de uma empresa especializada no fornecimento de equipamentos para montagem de placas eletrônicas.
Além de formar seus próprios funcionários, o centro abrirá vagas para estudantes das escolas técnicas de Manaus. De acordo com Silvestre, 20% das vagas serão oferecidas aos alunos dos cursos de mecânica, eletrônica, eletrotécnica e informática, incluindo aí transporte, alimentação e material didático.
Eles não serão treinados em tecnologia exclusiva nossa. Na verdade estaremos formando mão-de-obra para as dezenas de indústrias eletroeletrônicas instaladas hoje em Manaus, afirma, lembrando que novos investimentos, a partir do ano que vem, não estão descartados: dependendo da aceitação da iniciativa pela comunidade, as duas empresas podem abrir mais vagas em 2002.