🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...

Novas operadoras fixas terão código de acesso alternativo

Modelo prevê a criação de uma central 0800 que irá distribuir as ligações. As atuais concessionárias — que já possuem seus códigos — estão autorizadas a mantê-los no novo cenário.

Publicado: 08/12/2025 às 23:19
Leitura
2 minutos
Novas operadoras fixas terão código de acesso alternativo
Construção civil — Foto: Reprodução

A expectativa da Anatel é que muitas empresas vão se candidatar a prestar telefonia fixa a partir de 2002. Para não haver problemas com o Código de Seleção de Prestadora (CSP) – as estimativas da agência é que apenas 60 CSPs estarão disponíveis – a agência irá criar o código de acesso específico para seleção de prestadora.

O conselheiro da agência, Antônio Carlos Valente, explica que, por meio desse sistema, o usuário liga para uma central de atendimento, do tipo 0800, por exemplo, que seria responsável pelo encaminhamento da chamada.

“Isso já acontece no exterior, onde o usuário adquire um cartão com créditos, liga para a central, informa o número do cartão e é informado sobre quantos créditos ainda tem”, comenta.

O conselheiro acrescenta que as novas autorizadas terão direito a solicitar um CSP. “Se houver mais de uma interessada em um código, poderá haver licitação”.

As operadoras que já prestam o serviço hoje e têm o CSP exclusivo deverão mantê-lo após as novas autorizações. “Dessa forma, acreditamos que atenderemos a todas interessadas em obter a licença”, avalia Valente.

[ Leia outras notícias no site da World Telecom – worldtelecom.idg.com.br ]

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas