🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...

Compaq oferece “computing on demand” a partir de setembro

O Compaq Management Services está desembarcando no Brasil, sob o comando de José Cordeiro. A área baseia-se em parcerias, soluções e infra-estrutura, além de um Centro de Gerenciamento de TI. Dispositivos de acesso, storage e servidores são os braços nos quais o "computing on demand" se apóia.

Publicado: 08/12/2025 às 21:37
Leitura
3 minutos
Compaq oferece “computing on demand” a partir de setembro
Construção civil — Foto: Reprodução

O Compaq Management Services está desembarcando no Brasil, com a meta de arrebanhar 20 grandes clientes até o final do ano. Presente em outros pontos do globo há cerca de seis anos, a divisão denominada Serviços Gerenciados de Tecnologia da Informação inicia a empreitada no país sob o comando de José Cordeiro e baseia-se em parcerias, soluções e dispositivos de acesso, infra-estrutura, além de um Centro de Gerenciamento de TI.

Os serviços denominados “computing on demand” começam a ser oferecidos a partir de setembro. “Dispositivos de acesso, storage e servidores são os braços nos quais o serviço se baseia”, frisa José Cordeiro.

Ele explica que, sobre cada um deles vai haver a disponibilidade de serviços específicos. De acordo com o perfil da corporação, um nível de serviço vai ser estabelecido.

“Também estamos realizando um movimento interno para atender mercados verticais”, revela Cordeiro.

Na categoria acesso estão incluídos handhelds, notebooks e desktops. Quando uma empresa for aumentar ou reduzir seu parque, haverá um valor específico, em um tipo de “cardápio”, e a cobrança será feita por ponto ou usuário.

No caso de storage, a cobrança será feita por Terabyte e quando se tratar de servidores, a categoria da máquina, assim como o volume serão pontos de partida para a cobrança.

“O Compaq Financial Services está apoiando a área de serviços, de forma que possamos gerir e administrar essas iniciativas”, observa José Cordeiro.

A Compaq realizou estudos preliminares do mercado para implantar a iniciativa de “computing on demand”. Agora a fabricante está habilitando suas equipes internas e capacidades para atender o mercado brasileiro.

“Nosso desafio é deixar que as empresas cuidem se seus negócios e transfiram a TI para a Compaq”, frisa Cordeiro, que está atuando com um time de 120 profissionais oriundos da área de Global Services da fabricante.

Outsourcing é um dos pontos mais importantes da estratégia. A idéia, explica Cordeiro, é que a Compaq trabalhe junto aos IDCs (Internet Data Centers) parceiros – como Impsat, Optiglobe – para a hospedagem do hardware, e se responsabilize pelas operações terceirizadas.

Além do outsourcing, os Serviços Gerenciados oferecem Help Desk Corporativo, Gerenciamento de servidores e redes, de operações Internet, aplicativos empresariais e ativos, o que dá à Compaq a possibilidade de entender toda a engenharia do cliente.

Para auxiliar no suporte dos projetos, um Centro de Gerenciamento está sendo inaugurado no Brasil com o objetivo de oferecer serviços de integração, monitoramento e gerenciamento remotos para plataformas heterogêneas. Help desk e testes piloto também estão disponíveis.

Hoje a divisão de Global Services é responsável por 23% da receita mundial da Compaq. Dela fazem parte o Compaq Management Services, Customer Services e Professional Services. Em três anos, a expectativa é que todas as áreas juntas cresçam 10%.

Como primeiras usuárias dos serviços de “computing on demand” fora do Brasil podem ser apontadas a Ericsson (para acesso), General Eletric (servidores), ABB (servidores) e Acxiom (storage), entre outras.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas