Fábrica de software da DBA Engenharia de Sistemas fornecerá software para empresas de telecomunicações na Europa. A entrada no mercado externo é resultado de uma parceria firmada com a empresa alemã Pass IT Consulting.
Este mês, a fábrica de software da brasileira DBA Engenharia de Sistemas aproxima-se de potenciais clientes do setor de telecomunicações na Alemanha, abrindo caminho para exportações de software, inicialmente, na Europa.
Conforme explica Ricardo Costa, diretor da Fábrica de Software da DBA, em entrevista ao CW Online, a iniciativa resulta de uma parceria firmada, em junho, com a empresa alemã Pass IT Consulting.
Contando com 80 profissionais em sua fábrica de software localizada no Rio de Janeiro e com uma equipe de desenvolvimento em São Paulo, a DBA colocou em prática a sua estratégia chamada Global Solution Development com a abertura de uma subsidiária, há seis meses, na Alemanha.
"Temos grande experiência em soluções de tecnologia voltadas para empresas de telecomunicações que complementam o portifólio da Pass. Em contrapartida, eles têm um expertise muito grande no segmento bancário", detalha Costa, a respeito da troca de produtos entre as parceiras.
O executivo adianta que um dos modelos de venda da fábrica de software da DBA envolve sistemas para construção de componentes.
Paralelamente à abertura de fronteiras em seu mercado, a fábrica de software da DBA Engenharia adaptou-se às práticas de produção e qualidade, de acordo com o modelo internacional CMM (Capability Maturity Model) de nível 2, nos últimos 18 meses.
Segundo Costa, a fábrica de software da empresa será a primeira software house brasileira a passar pela avaliação ainda sem data definida de uma instituição credenciada pelo Software Engineering Institute.
"Com o CMM, os processos de produção ficam cada vez mais maduros, o que traz redução de custos com o processo, melhoria de qualidade, rapidez e maior visibilidade", avalia o executivo.