🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...

BCP e Selig lançam compra pelo celular

A operadora de telefonia móvel BCP anunciou,nesta quinta-feira, 21, uma parceria com o Selig, braço de internet móvel do iG (Internet Group), para vender refrigerantes em máquinas usando o celular. Inicialmente, o projeto está restrito à venda de refrigerantes, à Grande São Paulo e só pode ser pago via cartão de crédito.

Publicado: 08/12/2025 às 15:08
Leitura
3 minutos
BCP e Selig lançam compra pelo celular
Construção civil — Foto: Reprodução

A operadora de telefonia móvel BCP anunciou,nesta quinta-feira, 21, uma parceria com o Selig, braço de internet móvel do iG (Internet Group), para vender refrigerantes em máquinas usando o celular.

Inicialmente, o projeto está restrito à venda de refrigerantes, à Grande São Paulo e só pode ser pago via cartão de crédito. O acordo também envolve a Coca-Cola Panamco, responsável pelas máquinas de vendas.

O usuário da BCP pode se cadastrar em um site, escolher quantos créditos quer (10 reais, 20 reais ou 30 reais), cobrados no cartão de crédito, e usar as máquinas – já são 14, mas devem chegar a 100 nos próximos 90 dias, segundo Fabian de La Rúa, CEO do Selig. Os créditos no celular valem por seis meses.

Silvia Cezar, vice-presidente de marketing da BCP, estima que 30% dos clientes da empresa tenham cartão de crédito na região metropolitana de São Paulo.

Ela explica que, devido a questões tarifárias, a cobrança direta dos refrigerantes comprados ainda não é feita via débito automático dos bancos ou diretamente na conta telefônica, mas a operadora estuda a aplicação desses meios de pagamento.

Para comprar, basta ligar para um telefone que está no ponto de venda (cada um deles tem um número diferente), esperar uma mensagem automática e escolher a bebida. O nome do cliente aparece em um visor na máquina quando a transação for aceita.

A ligação telefônica custa dez centavos e vale tanto para aparelhos pré e pós-pagos e a receita da venda de refrigerantes vai para a Panamco.

O Selig recebeu uma remuneração pré-definida para desenvolver todo o projeto para a BCP. Valores de investimentos não foram divulgados.

A máquina de refrigerantes tem uma placa de rede (instalada pelo Selig) e está ligada, via internet, a um servidor no iG que checa os créditos e devolve a informação para o equipamento, que libera o refrigerante.

A BCP tem exclusividade da tecnologia desenvolvida pelo Selig por seis meses. Depois, o Selig poderá negociar a venda para outras empresas fora da área de concessão da BCP. A operadora também pretende expandir o serviço para a região Nordeste.

Por enquanto, tanto os executivos da BCP como do Selig dizem que o projeto de vendas pelo celular está em "fase embrionária" e que não esperam um retorno do investimento feito.

"Queremos educar o consumidor a usar o celular em outras aplicações, como compras", diz a vice-presidente de marketing da BCP.

As companhias negociam a implantação do mesmo sistema para venda de ingressos de cinemas, teatros e shows. Caso o usuário tenha problemas ao comprar uma Coca-Cola pelo telefone celular, a Panamco criou um telefone 0800 para tirar dúvidas do usuário, mas ele poderá continuar usando as velhas moedas e cédulas para matar sua sede.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas