Funcionários estariam sendo induzidos a aderir a um "plano de demissões". Enxugamento vêm da incorporação do portal pelo UOL, já que na próxima semana, as unidades operacionais estarão reunidas em um único local: a sede do UOL em São Paulo.
O Zip.Net sofreu nesta terça-feira, 8, a primeira consequência após a fusão com o Universo Online, anunciada em 22 de fevereiro. A empresa anunciou um "plano de demissões" que, segundo fontes do portal, nada tem de voluntário. Os cortes atingem 30% da equipe do Zip.
O plano de demissões incluía um pacote de benefícios, com a empresa pagando, além do exigido pela lei trabalhista, um número de salários variável com o tempo de casa do funcionário e a isenção do Imposto de Renda, afirmou uma fonte da empresa.
Em comunicado oficial, Tonico Pereira, CEO do Zip.Net, diz que as duas empresas estudaram as "complementaridades e sinergias de suas operações".
Com isso, todos os cargos em duplicidade estão sendo "revistos e readequados ao novo modelo", e alguns funcionários serão reaproveitados em outras empresas da Portugal Telecom, nova sócia do UOL Inc. e antiga controladora do Zip.
Na próxima semana, a integração física também vai começar. Os funcionários do Zip.Net passam a trabalhar no edifício do UOL, uma mudança nada drástica, o que significará apenas atravessar a rua, porque os dois ex-rivais ficavam frente a frente na Av. Faria Lima, em São Paulo.
As marcas e a operação Zip.Net continuam existindo como parte do UOL Inc., segundo o comunicado.