"Não considero que a posição da TIM ofereça ameaça maior do que o que já esperávamos", declarou o Presidente do Grupo Portugal Telecom a respeito da consolidação de seu principal concorrente, a Telecom Itália Mobile, no Brasil. O executivo acredita que há espaço para quatro operadoras de telefonia móvel em São Paulo.
Em coletiva realizada nesta quarta-feira, dia 14, em São Paulo, para apresentar o novo presidente da Telesp Celular, Carlos Vasconcellos Cruz, o presidente do grupo Portugal Telecom, Francisco Murteira Nabo deu um recado ao novo player nacional de telefonia celular, a Telecom Itália Mobile, que consolidou-se com a aquisição das licenças para as regiões Leste e Norte, no país, na Banda E.
"Esta é uma fase de completa tranqüilidade para a Telesp Celular. Não vamos dar trégua, nem aos competidores atuais nem aos futuros", enfatizou o presidente do grupo Portugal Telecom.
Sendo mais específico, Murteira informou que a TIM é hoje, o segundo maior concorrente da Telesp Celular contando com a joint-venture firmada com a Telefônica, em São Paulo. "Não nos surpreende a estratégia da TIM como um bloco de telefonia concorrente", afirma o executivo, que acredita haver espaço para até quatro competidores no mercado paulista.
"Para quem entrar agora o caminho vai ser difícil, mas são as regras de negócios", afirma Iriarte Esteves, presidente da operadora portuguesa TMN do grupo PT, que conta estar vivenciando a entrada de uma quarta operadora em sua área de concessão, atualmente.
Para manter-se competitiva, a operadora que estará oficialmente sob novo comando Carlos Vasconcellos Cruz assume a presidência no lugar de Abílio Ançã Henriques no dia 15 de abril, aposta em eficiência de gestão de recursos humanos e custos.
"Grande parte dos analistas de telecomunicações costuma avaliar o setor pela receita média por cliente. Hoje, avaliamos a despesa por cliente o que resulta em um posicionamento mais correto", comenta Esteves.
Segundo Carlos Alberto Cruz, para seu antigo cargo como CEO da Tradecom, empresa do grupo PT, será apresentado o executivo Luiz Cocco, atual CFO da Tradecom. A sugestão do nome será feita na próxima reunião do Conselho de Administração da Portugal Telecom, no final deste mês.