Ao assumir o nome Borland Software Corporation, abandonando a antiga
identidade como Inprise Corporation, a fornecedora de ferramentas de
desenvolvimento de software coloca o Brasil na liderança do mercado
latino-americano.
No dia 23 de janeiro, a fornecedora norte-americana de ferramentas de
desenvolvimento assumiu o nome Borland Software Corporation, abandonando definitivamente o antigo nome Inprise Corporation. Além de assumir o novo nome, o Brasil ganhou sobrenome tornando-se subsidiária para o mercado latino-americano, como Borland Latin America.
O primeiro trabalho envolve a capacitação dos países, investimentos em
marketing e divulgação dos parceiros regionais, informa José Eugênio Braga,
gerente de marketing da Borland Latin América, em entrevista ao
COMPUTERWORLD.
Este ano, segundo ele, a subsidiária criada em 1999, investirá US$ 1 milhão
para reforçar suas parcerias com distribuidores nos países da América Latina
e US$ 1 milhão dedicado ao Brasil.
O Brasil tem verba própria porque o investimento é voltado para marketing
e contratação de Borland Solution Partners (VAR), explica Braga,
referindo-se à expansão das revendas com serviços adicionais responsáveis
pelos contratos corporativos da Borland.
Atualmente, a operação brasileira, criada em 1999, conta com dez revendas para a área de atendimento e outras dez para treinamento junto às contas corporativas.
A distribuição de caixas, ou os pacotes dos software Delphi
que representa 70% das vendas da Borland no país , JBuilder e C++ é feita pela Ingram Micro. O objetivo é não passarmos de 20 VARs em cada destas áreas, informa o gerente de marketing.
A expansão local da companhia em escritórios regionais, além da sede fundada, em São Paulo, no ano passado, também está nos planos da Borland para o país.
Embora os resultados financeiros referentes ao ano fiscal de 2000 sejam
revelados somente no final deste mês, Braga adianta as previsões da
companhia para 2001. A estimativa de crescimento global é de 40% em 2001,
sendo que a América Latina deve crescer 60% este ano.
Fundada em 1983, na Califórnia, a Borland classificada como BORL no
índice NASDAQ faturou US$ 200 milhões, no ano fiscal de 1999.