Mais um provedor de acesso gratuito à Internet desiste do modelo de negócios. Agora foi a vez do Terra, que segue o caminho já adotado pelo UOL. A partir desta sexta-feira, 10, o cadastramento de usuários será encerrado.
Alguém se lembra do Terra Livre? Pois é, ele acaba de fechar. Estratégia de marketing defensiva do provedor Terra, ele surgiu em fevereiro de 2000 e, depois que a onda gratuita passou, ficou esquecido, sem investimento em marketing.
Mas a partir desta quarta-feira,9, o Terra começa a descontinuar o acesso gratuito para seus usuários e oferecer uma proposta de migração para quem usava o serviço, que inclui dois meses grátis, mais algumas vantagens. Ele já cumpriu sua função de marketing, alegou Sílvia Berno de Jesus, diretora-geral do provedor.
A executiva não revela o número de usuários que usava o serviço gratuito, mas deixa claro que se tratava de uma operação deficitária, como toda a internet gratuita. Em outros países, o Terra Livre permanece.
No México, no entanto, haverá restrições. O acesso deixa de ser ilimitado, apenas 20 horas mensais e com conexão máxima de 1 hora. Na Espanha, os planos são mantidos.
Sílvia, no entanto, diz que não há relação com os resultados financeiros do Terra, divulgados nesta terça-feira,8, com o fechamento do serviço. Ela declara que há um mês, a decisão já havia sido tomada.
A partir desta quinta-feira, 10, o cadastramento de novos usuários deve ser fechado. E em 30 dias, o acesso será cortado. O objetivo é 25% da base migre para o acesso pago.