🛠️ ESPAÇO DE ANÚNCIO (MODO DEV)
Slot: /23408374/cio-carreira
Tamanhos: [300,250], [750,450], [970,90]...
segurança

Anatel faz consulta sobre uso do Fust na internet escolar

Meta é prover o acesso à internet para todas as escolas de nível Médio e Profissionalizantes com mais 600 alunos ainda este ano e independente do número de alunos matriculados até junho de 2002.

Publicado: 07/12/2025 às 10:44
Leitura
3 minutos
Anatel faz consulta sobre uso do Fust na internet escolar
Construção civil — Foto: Reprodução

A Anatel abrirá consulta pública nesta sexta-feira, dia 19, para duas propostas de Plano de Metas para a Universalização de Serviço de Telecomunicações em Escolas Públicas de Ensino Profissionalizante e de Ensino Médio.

Até o dia 29 de janeiro, o órgão regulador estará recebendo as sugestões do setor de telecomunicações para a implantação dessas metas, que serão a base do programa federal de informatização e do acesso à internet pelas escolas públicas em todo o País, com a utilização de recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações ( Fust).

De acordo com as duas propostas de Metas para a Universalização de Serviço de Telecomunicações em Escolas Públicas de Ensino Profissionalizante e de Ensino Médio, a implantação da infra-estrutura de informática e de acesso à internet pelas empresas de telecomunicações deverá obedecer o seguinte planejamento e prazo:

<li>Todas as instituições com mais de 600 alunos matriculados, até 31/12/2001;

<li>Todas as instituições com mais de 300 alunos matriculados, até 30/06/2002;

<li>Todas as instituições independentemente do número de alunos matriculados, até 31/12/2002.

De acordo com o conselheiro da Anatel, Luiz Tito Cerasoli, falta ainda o órgão regulador concluir o plano de metas do ensino fundamental.

A estimativa da Anatel é de que sejam adquiridos pelo governo, entre 130 mil a 150 mil computadores e periféricos para a implantação desse programa, o que daria uma média 11 kits completos por escola, atendendo a uma média de 25 alunos por computador.

Tito explicou ainda que o órgão regulador aguarda agora a manifestação do Congresso Nacional, para que o programa não fique restrito apenas às concessionárias de telefonia fixa.

A lei que criou o Fust (Fundo de Universalização das Telecomunicações) restringiu a utilização desses recursos às fixas, mas o governo entende que as demais empresas do setor têm direito a participar desse programa, bem como usar os recursos arrecadados para cumprir metas de universalização na telefonia.

A Anatel não revelou qual o montante a ser gasto para a aquisição dos computadores para atender a 13 mil estudantes dos ensinos médio e profissionalizante. Porém o Ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga adiantou em dezembro, que serão gastos pelo governo R$ 1 bilhão, sendo R$ 500 milhões este ano.

As melhores notícias de tecnologia B2B em primeira mão
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
Todas
Imagem do ícone
Notícias
Imagem do ícone
Revistas
Imagem do ícone
Materiais
Imagem do ícone
Eventos
Imagem do ícone
Marketing
Imagem do ícone
Sustentabilidade
Inserir e-mail
Autor
Notícias relacionadas