Recrutamento pela Web
Depois de muitos problemas enfrentados na hora de selecionar profissionais, a Ripasa S.A., empresa do setor de papel e celulose, resolveu recrutar candidatos por meio de seu próprio Web site. A seleção é feita através do software VidaExecutiva, fornecido pela empresa de mesmo nome, responsável pelo gerenciamento do serviço.
A partir do problema que tivemos em selecionar os profissionais que melhor se enquadrassem ao nosso perfil, resolvemos terceirizar o serviço, que passou a ser feito por uma empresa de recolocação profissional. Mas eles não prestavam contas sobre o status do processo seletivo. Por isso surgiu a idéia de contratarmos esse tipo de serviço via Web, explica Cintia Schneider, consultora em desenvolvimento de recursos humanos da Ripasa.
De acordo com a consultora, o software adotado conseguiu que a empresa pudesse acompanhar todo o processo de seleção do candidato à vaga. Além de termos o controle do que está acontecendo, a pessoa que está concorrendo a um posto dentro da companhia consegue saber também como anda a sua disputa com os outros concorrentes, diz.
Outra característica da ferramenta é conseguir manter o histórico dos candidatos que não foram selecionados. Antigamente, quando utilizávamos uma empresa de recolocação profissional, eles não reutilizavam os dados dos profissionais que não tinham conseguido um posto de trabalho naquele momento. Não é porque o interessado não conseguiu daquela vez que ele não pode ser aproveitado posteriormente.
Fase inicial
Com o software instalado há um mês e funcionando efetivamente há apenas 15 dias, a Ripasa já recebeu cerca de 6.700 currículos através de seu portal. Acreditamos que a partir do momento em que o interessado se cadastra, a escolha do perfil adequado às nossas necessidades deve demorar de 15 a 30 dias. Mas em alguns casos, como na contratação de um executivo, esse tempo pode ser um pouco maior, afirma Cintia.
Através do link do VidaExecutiva em nossa página, quem estiver interessado em uma das vagas disponíveis vai levar em média 25 minutos para preencher a ficha cadastral, explica Cintia.
Para o vice-presidente do Vida Executiva, Hamilton Gimael, o sofware possui uma outra característica interessante. A nossa ferramenta permite que cada funcionário da empresa possa colocar as suas próprias informações dentro do banco de dados da companhia, porque muitas vezes o pessoal responsável pelo departamento do recursos humanos não tem tempo de atualizar estas informações, explica.
Responsável pela hospedagem do banco de dados de aproximadamente 120 clientes, o vice-presidente da empresa recomenda que cada um deles crie a sua própria base de informações. Nós aconselhamos isso, para que as companhias tenham um controle melhor do processo de seleção, mas é bom deixar claro que oferecemos todo o suporte aos profissionais que se candidatam a uma vaga, além de ajudarmos a quem nos contrata.
Ainda de acordo com Gimael, o preço do software VidaExecutiva varia de acordo com as necessidades de cada cliente. Ainda assim, ele lembra que os valores podem variar de R$ 150 a R$ 10 mil.
|Computerworld – Edição 348 – 22/08/2001|